Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Mato-grossense representará o Brasil em disputa internacional de Karatê-Dô Tradicional

Esporte | 08 de Outubro de 2018 as 15h 45min

O mato-grossense Theo Nonato de Jesus, 11 anos, aluno do 5º Ano do Colégio Notre Dame de Lourdes, foi convocado pela Confederação de Karatê-Dô Tradicional Brasileira (CKTB) para presentar o Brasil no World Tradicional Karatê-Dô Championship  Festival Renaissance que acontece de 23 a 28 de outubro na cidade de St John’s Newfoundland, no Canadá. Entre os melhores do país, o atleta disputará na modalidade kata.

O sensei José Humberto de Souza, da Academia Shotokan, um dos técnicos de Theo Nonato, explica que a categoria kata envolve movimentos formais, uma luta imaginária contra vários adversários em que a performance inclui movimentos em diferentes direções com técnica automatiza. ”Esses movimentos desenvolvem o atleta para a luta”, observa o sensei.

José Humberto ressalta que a convocação do atleta é resultado de sua colocação no V Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional, onde conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze.

Theo Nonato já contabiliza diversos títulos e é considerado um atleta de alto nível no karatê tradicional.  “Ele está entre os quatro melhores do país, resultado de sua dedicação, performance, espírito competitivo e pelo apoio da família”.

O sensei José Humberto lembra que a vida de um atleta envolve muito sacrifício, com treinamentos diários e fora de horário e nem sempre a família está disposta. “No caso do Theo, ele tem todo o apoio da família o que é fundamental para que ele obtenha bons resultados”.

Lucíula Nonato, mãe de Theo, comemora a convocação do filho e lembra que ele começou a treinar aos cinco anos por orientação de um amigo faixa preta. “Ele me explicou a filosofia do Karatê e fui até a Academia Shotokan conhecer melhor.  O Theo, que sempre gostou de luta, após a quarta aula experimental fez o compromisso de treinar em busca da faixa preta”, relata.

Theo está feliz com a convocação. Atleta dedicado, fala dos benefícios do Karatê para sua vida pessoal. “Eu aprendo disciplina, concentração e confiança, além de muitos outros benefícios”.

A diretora do Colégio Notre Dame de Lourdes, Irmã Marluce Almeida parabeniza o aluno em nome da instituição. “Estamos muito felizes com a convocação e desejamos sucesso ao Theo”.

 

Veja vídeo: