Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Tribuna do povo

Professor de atletismo fala sobre projeto social em Sinop

Esporte | 03 de Junho de 2015 as 10h 34min
Fonte: GC Notícias com Assessoria

O professor de atletismo Emerson Rodrigues dos Santos falou durante 15 minutos na Tribuna do Povo, espaço cedido durante as sessões ordinária da casa a manifestação popular.

Em Sinop há sete anos, ele coordena o projeto "Escola de Atletismo Conviver", desenvolvido no Bairro Boa Esperança desde 2009. Atualmente conta com um dos melhores atletas do país, Alifer Junior dos Santos, que foi campeão Sul Americano na categoria dele, em Cuenca no Equador.

Confira os principais tópicos que foram narrados pelo professor na fala aos vereadores e ao público na sessão:

- Quero enfatizar aqui o apoio e as necessidades que o esporte sinopense precisa para continuar a alavancar os projetos aqui na cidade.

Posso dizer que conquistei muitas vitórias no esporte e este projeto me fez chegar ao lugar que sonhei. Para continuar este projeto tenho muitas dificuldades financeiras.

São 120 atletas atuantes, uns com renome nacional e internacional. Em 2014 pelo COB - Comitê Olímpico Brasileiro, como treinador destaque do atletismo em provas de velocidade. Hoje tem atletas que estão na universidade e fazem o curso superior graças a esta modalidade e obtiveram patrocínio para estudar.

A Lei de incentivo, que tem aqui no município é um dos que mantém o projeto, junto com o apoio de empresas e da comunidade.

Quando trabalhamos com o social, a função inclusiva, para ela acontecer, se faz necessário um apoio maior, tanto da administração pública como a privada.

A violência gerada pela falta de iniciativas inclusivas, e de projetos que ocupam-sem em formar cidadãos e atletas são devastadoras ao cidadão. O esporte em si, não tem a capacidade de tirar o ser humano da marginalidade, da criminalidade. A oportunidade de cada um ter um norteamento, e alcançar o sonho é muito maior.

Muitos iniciam sua carreia aos 9 ou 10 anos, mas quando chegam aos 16, acabam desistindo pela falta de incentivo. Então é preciso que a Casa de Leis,  os vereadores, possam criar um fundo municipal do esporte, isso ajudaria em muito para o futuro em Sinop. Não adianta ofertar um projeto social, se não lhe der condições para conquistar o que eles sonham.

Este nosso projeto atende todas as regiões do município e é com muito orgulho que ofereceu oportunidade a jovens e crianças.

Peço que o prefeito tenha um olhar com mais carinho nos projetos sociais. Nesta última semana, devido a cortes de gastos, a primeira a ser afetada foi a secretaria de Esportes.

O atletismo é um esporte barato.

Cortar verba ou impossibilitar a continuidade destes projetos é criar um sistema de revolta e marginalidade social.