Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Gymnasíade 2016

Sorrisenses defenderão as cores brasileiras na Turquia

Esporte | 28 de Junho de 2016 as 10h 32min
Fonte: Decom

| Foto: Tiago da Luz

Cinco atletas sorrisenses já estão organizando a mala para os Jogos Mundiais Estudantis/Gymnasíade 2016 que serão realizados na Turquia. Mas antes dos preparativos finais, Mirieli, Kauane, Fabiele, Nerisnélia e Tainara aproveitaram os últimos momentos entre treinos e a tensão da viagem para visitar o prefeito Dilceu Rossato e falar da expectativa. 65 países irão participar da competição.

As cinco são as únicas meninas mato-grossenses a integrar a delegação que defenderá as cores brasileiras em Trabzon, no próximo mês. Além delas, somente o atleta Lázaro Júlio da Silva, de Pontes e Lacerda foi convocado.  “Estamos muito empolgadas, em uma rotina de treinos de quatro horas por dia”, conta Nerisnélia Santos. A menina acrescenta que praticando atletismo já conheceu o Paraguai e agora aguarda as experiências do Mediterrâneo.

Enquanto as cinco sonham com medalhas futuras do outro lado do Atlântico, aqui em Sorriso a torcida será em peso, é o que o pai da Miriele garante. “Já estamos todos torcendo, já levamos ela tirar o passaporte, está tudo certo para a viagem. É muito orgulho. Quantas meninas não gostariam de estar no lugar dela?”, pergunta o pai com os olhos fixos na filha e acrescenta “Deus ajude que dê certo e elas venham com as medalhas”.

Ao desejo do pai de Miriele, faz coro o prefeito Rossato. “Que elas venham com medalhas. Mas que se divirtam, curtam o momento e se não conseguirem as medalhas, saibam que já são vitoriosas, que temos muito orgulho de cada uma e do trabalho que os professores do atletismo fazem em nosso município”.

E integrar a seleção brasileira não é moleza. A rotina de treinos inicia às 7h da manhã. Kauane, Tainara e Miriele começaram a enfrentar esse ritmo com oito anos de idade. Já Fabiele e Nerisnélia há dois anos, com dedicação total. As meninas têm idade entre 15 a 17 anos. E quem comemora o empenho das meninas é o professor e treinador Marcos Vieira, “em temporadas normais treinamos duas horas diárias, mas agora intensificamos o treino para quatro horas para representar o país”, conta.

E as meninas também relatam a dedicação do professor. É ele quem cobra disciplina, quem procura as famílias e fala do potencial de cada atleta e faz cada atleta acreditar em sua própria força. Segundo elas, Marcos, o “Marquinhos” para os alunos, “é um paizão” e está sempre por perto para puxar a orelha, ponderar e estimular.

Marquinhos é o único treinador mato-grossense a integrar a delegação brasileira. Cinco treinadores foram convocados para a Gymnasíade. 

Além de Marquinhos, atuam também diretamente com os atletas os professores Marcos Thiago e Milka de Paula. “E além de nós há toda uma estrutura que fica nos bastidores. Recebemos todo o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, da Prefeitura, da Cooperativa Sicredi que acredita no nosso sonho há oito anos”, complementa o professor.

Com a competição agendada para os dias de 11 a 18 de julho na cidade de Trabzon, as meninas já têm a partida de Sorriso agendada para o dia 08. Na mala, além do uniforme e das sapatilhas, o orgulho de integrar a seleção brasileira. E nos olhos que agora alçam vôos para as águas da região do Mar Negro, o sonho de voltar com o peito envolto por medalhas.

 

Confira a modalidade de cada atleta:

Miriele Staili dos Santos: salto triplo

Tainara de Abreu: 100 metros com barreira

Fabiele Samira Alves: lançamento de dardo

Kauane Piovesa: lançamento de dardo

Nerisnélia Santos: revezamento medley

Lázaro Júlio da Silva, de Pontes e Lacerda: salto triplo e 400m