Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

400 mulheres serão contempladas com a mamografia neste mês

A mamografia pode ser solicitada na unidade de saúde, por meio de avaliação médica, a qualquer momento do ano

Geral | 10 de Outubro de 2019 as 15h 20min
Fonte: Assessoria

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em alusão ao Outubro Rosa, irá contemplar 400 mulheres com exames de mamografias. Os exames estarão disponíveis, conforme preconiza o Ministério da Saúde, para mulheres com idade de 50 a 69 anos, que apresentam históricos de câncer de mama na família ou que estejam com alguma alteração no quadro clínico das mamas. 

Foram convocadas na manhã desta quinta-feira (10), todas as mulheres que se enquadram nas exigências a procurarem as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para serem clinicamente examinadas e, assim, se o médico entender que há necessidade, elas serão contempladas com o exame de mamografia.

A mamografia pode ser solicitada na unidade de saúde, por meio de avaliação médica, a qualquer momento do ano. Mas, em especial a campanha, todas as UBS’s e o Serviço de Assistência Especializada (SAE), estarão abertos no sábado, dia 19/10, das 8h às 18h, para atender essas demandas e outros serviços.

Os procedimentos serão realizados, na última semana do mês, iniciando no dia 28/10, em uma clínica particular de Sinop, sendo custeado pelo município. A prefeitura investirá R$ 48.040,00, oriundos de recursos próprios.

O secretário municipal de saúde, Gerson Danzer, alerta as mulheres que irão solicitar o exame e as que já solicitaram não haviam sido chamadas a verificar os dados no cartão SUS. “A regulação está tendo dificuldades para entrar em contato com algumas pessoas por conta do número de telefone que está desatualizado no sistema. É importante que os munícipes que mudaram de endereço e telefone atualizem esses dados em sua UBS’s o rápido possível”, frisa.

Destacando que exames desta natureza são de competência do Estado, dado a isso as mamografias de rotina são realizadas no Hospital de Sorriso. Ao todo Sinop realizou 1.028 exames de janeiro a setembro de 2019.  O município encaminha, via regulação estadual, em média, 120 mulheres por mês, para a realização do procedimento, tendo no momento apenas 64 pacientes na lista de espera para serem atendidas.