Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Tecnologia

7 maneiras de melhorar o sinal de wi-fi da sua casa

Geral | 14 de Janeiro de 2016 as 16h 11min
Fonte: Redação

A rede de sinal wi-fi tem estado cada vez mais presente nas casas, o uso da internet em celulares e computadores é bastante comum a qualquer hora do dia. Quando os convidados chegam, desejam a tal da senha para usufruir do benefício, afinal, é o meio mais rápido para baixar e utilizar os diversos aplicativos.

Mas às vezes o sinal começa a falhar e nem nos damos conta de que isso pode ser, muitas vezes, um problema da posição em que o roteador se encontra ou até falta de atualização do software. Quer melhorar o sinal de sua rede? Acompanhe com a gente algumas dicas.

 

-Verifique a posição de seu roteador

O sinal pode ficar inalcançável em alguns cômodos pelo tipo de parede ou até disposição de móveis. Tente colocá-lo na área central da casa, em um local alto para que o sinal fique bem distribuído.

 

-Baixe aplicativos para medir o sinal

Já pensou que a tecnologia poderia te dizer qual o melhor local para colocar seu roteador? Alguns aplicativos medem como está o sinal do seu wi-fi, qual o melhor local de instalação e a velocidade da internet. Procure em seus aparelhos por algum deles, como o Wifi Analyzer, Wifi Explorer, Wi-fi Analytics Tool e Speedtest.

 

-Atualize o software

Quanto mais atualizações forem feitas, maior será a possibilidade de smartphones e notebooks se conectarem com velocidades mais altas à rede. Isso irá gerar melhorias a seu equipamento e é simples de fazer, basta entrar no site do fabricante, verificar seu modelo e seguir todos os passos indicados. Se preferir, contate a empresa responsável.

 

-Troque de antena

A antena do roteador pode estar prejudicando a distribuição do sinal. Outro fato importante é que quanto melhor for a antena, mais dispositivos poderão se conectar à rede simultaneamente, sem que precisem ser iguais. O limite de potência definido pela Anatel é de 1 watt.

 

-Extensores

Empurrar ou repetir o sinal para mais longe pode ser uma grande alternativa. Há aparelhos específicos chamados de extensores ou repetidores de sinal que aumentam a frequência até o local que antes era inatingível. Procure no fabricante de seu aparelho e conheça as opções.

 

-E quanto à segurança?

O uso de muitos aparelhos na mesma rede pode acarretar em uma perda de sinal maior. Por isso, cuida para que seu wi-fi tenha senha e o torne mais seguro, com um protocolo de segurança wireless. É possível também limitar o número de aparelhos que podem acessar a rede momentaneamente.

 

-Talvez seja a hora de mudar

Se todas as alternativas forem em vão, talvez seja hora de trocar de roteador. Alguns aparelhos antigos chegam a uma velocidade menor que os atuais e com isso, perdem sua frequência. Lembre-se que antes de comprar um roteador, é preciso verificar qual o uso. Por exemplo, se o usuário baixar muitos filmes pesados, disponibilizar livros e jogos pesados na web, o sinal wi-fi precisa ser mais forte. Se o uso for restrito a aplicativos de celular e redes sociais, um sinal mais fraco será suficiente.