Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Arte

Aberta em Sinop Exposição Maria Discípula Missionária, da artista Mari Bueno

Geral | 20 de Novembro de 2015 as 11h 24min
Fonte: Suzana Machado/BW Comunica

| Foto: Assessoria

A Exposição Maria Discípula Missionária, da artista mato-grossense Mari Bueno, está aberta a visitação do público em geral desde ontem (19), em Sinop (MT). As obras ficarão expostas no ateliê da artista até o dia 07 de janeiro de 2016.

O empresário Alfredo Oliveira Neto, que visitou a exposição ainda em Fátima (Portugal) no ano passado, ressalta a importância do trabalho da artista.

“É uma exposição belíssima. Ficamos ainda mais orgulhosos de sermos sinopenses e nos vermos tão bem representados lá fora por meio de uma artista tão sensível e talentosa como a Mari. É uma exposição que une arte e religião de uma maneira esplendida. São obras que emocionam, mexem com as pessoas”, acrescentou Neto.

Admirador da arte de Mari Bueno, o sinopense Alex Deive Krause realizou recentemente o sonho de adquirir uma das obras da artista, que inclusive integra a exposição, o quadro “A Sagrada Família”.

“Sabemos da grandiosidade do trabalho da Mari e do reconhecimento nacional e internacional da sua arte. Ter uma obra dela em casa é a realização de um sonho e é muito gratificante. Além disso, a tela representa algo que fomentamos e queremos sempre construir e preservar, que é uma família abençoada”, contou Krause.

Mari Bueno ressalta que a ideia de retratar as aparições de Maria em diversos países partiu exatamente da percepção de como a inculturação na arte sacra é importante para os povos.

“Cada povo tem uma forma diferente de expressar seu amor a Maria, mãe de Jesus e podemos observar isso nas características físicas das imagens de Maria em diversos países. Cada nação coloca elementos que expressam essa proximidade de Nossa Senhora com seu povo, sua história, seus costumes. Esses elementos estão nessas 18 telas que retratam o rosto de Maria em 18 países, nas quais é possível perceber um pouco de cada cultura”, complementou a artista.

O Bispo Dom Gentil Delazari descreve a exposição como um momento muito significativo para o município de Sinop.

“Esta exposição tem uma dimensão tão profunda porque vem para fortalecer o que realmente precisa ser fortalecido em todos os ambientes da sociedade, que é a família. Além disso, quando as pessoas visitam uma exposição de arte, elas ampliam seus conhecimentos e seus horizontes”, finalizou o Bispo.

A exposição é composta por 13 obras que retratam a vida de Maria, desde a anunciação até a coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra e outras 18 telas referentes a aparições de Maria em 18 países. As telas já foram expostas em Portugal, Itália e no Santuário da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil.

Depois de Sinop, a exposição segue para a capital mato-grossense, Cuiabá, onde as obras serão exibidas no Museu de Arte Sacra.

O ateliê da artista Mari Bueno fica na Rua das Pitangueiras, nº 1258, no centro de Sinop.