Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Acadêmicos da UFMT prestam serviços de saúde neste sábado

Ação será no Bairro Sebastião de Matos

Geral | 17 de Novembro de 2017 as 16h 42min
Fonte: Jamerson Miléski

Cerca de 50 acadêmicos de diferentes cursos vinculados a Saúde da UFMT de Sinop, professores e funcionários da secretaria de Saúde promovem neste sábado (18), um mutirão de atendimento no bairro Sebastião de Matos. O residencial, formado a partir de um programa habitacional, concentra grande parte da população carente de Sinop, com sua ampla maioria de usuários do SUS.

Os atendimentos à população serão realizados na Unidade de Saúde do bairro. Segundo o médico e professor universitário da disciplina de Tutoria Médica, Douglas Yanai, que participa da ação, o mutirão faz parte do Programa UFMT na Comunidade. “O principal objetivo é promover a saúde da população propiciando um contato dos futuros profissionais da saúde com os pacientes. Tão importante quando as disciplinas que formam estes profissionais é o aprendizado da relação humana que eles terão em suas atividades”, explica o médico e professor.

Essa será a 3ª vez no ano que a UFMT promove esse tipo de atendimento. Na última edição, realizada na região do Maria Vindilina, cerca de 400 pessoas foram recepcionadas pelos alunos. Durante a ação são realizados diversos procedimentos de saúde preventiva, como aferição da pressão arterial, testes de glicemia, visão e índice de massa corpórea. Um dos focos desse projeto é a transmissão de informações para a população, conscientizando sobre a forma correta de tomar medicamentos, fazer os tratamentos de saúde para doenças crônicas e como se alimentar de forma saudável. O curso de medicina veterinária também participa da ação, promovendo atendimentos e aplicação de vacinas nos animais da comunidade.

A ação começa na manhã deste sábado. O projeto UFMT na Comunidade é coordenado pela professora Pâmela Alegraci e conta com a parceria da secretaria municipal de saúde.