Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Sinop

 Cartão de vacina atualizado será obrigatório para matriculas

Pais precisam ir até o posto de saúde para pegar o carimbo de validação

Geral | 17 de Outubro de 2019 as 09h 44min
Fonte: Redação com Assessoria

As Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Sinop firmaram uma parceria para atualizar o cartão de vacinas de todas as crianças da rede municipal de ensino. A partir de agora passa a ser obrigatório para o ato da matrícula/rematrícula que os pais apresentem a carteirinha de vacinação da criança, contendo um carimbo da Unidade Básica de Saúde (UBS) atestando-se que o estudante tomou todas as doses estipuladas pelo Ministério da Saúde para aquela faixa etária.

De acordo com a coordenadora de imunização, Sirlei Castilho, os carimbos estão disponíveis nas UBS's. “É importante que os pais não deixem para realizar a verificação/atualização do cartão do seu filho na última hora, para que não haja tumulto nas unidades, visto que as renovações de matrículas iniciam no próximo mês e o carimbo será obrigatório para que a mesma seja efetuada”, alerta a coordenadora.

A ação faz parte do Projeto Saúde na Escola (PSE) e, conforme a secretária municipal de educação, Veridiana Paganotti, devido ao surgimento de doenças que já eram consideradas erradicadas, como o sarampo, e também as diversas viroses que podem acometer as crianças, foi necessário tomar medidas mais rigorosas. “Não abriremos exceções, pois nos preocupamos com a saúde dos alunos. Então, pedimos que os pais, também, tenham esse carinho com seus filhos e tirem um tempinho do seu dia para cuidar da saúde deles. Não há justificativa para não vacinar e isso não traz transtorno nenhum para a criança, apenas benefícios, além de ser um documento fácil de conseguir e gratuito”, frisa Veridiana.

No caso das crianças que já estão na Rede, Saúde e Educação farão uma força-tarefa para averiguar todas as carteirinhas de vacinação, quando da realização da rematrícula. "Nenhuma criança será retirada da escola. Se tiver alguém com calendário atrasado, vamos acionar Conselho Tutelar e agentes de saúde para que notifiquem as famílias, dando um prazo para que ela regularize", adverte Veridiana Paganotti.

 

Cronograma para o calendário escolar 2020:

- 04 a 22/11/2019 : Renovação de matrícula dos alunos de Educação Infantil que irão permanecer na Unidade no Ano Letivo de 2020;

 

- 11 a 29/11/2019: Renovação de matrícula dos alunos de Ensino Fundamental que irão permanecer na Unidade no Ano Letivo de 2020.

 

- 02 a 06/12/2019: Matrícula de 1º (primeiro) Ano nas escolas de Ensino Fundamental para os alunos encaminhados pelas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal.

 

- 09 a 13/12/2019: Matrícula de alunos remanejados entre as unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental, de crianças que completam 04 (quatro) anos até 31/03 que estão no cadastro da SMEEC e de alunos novos de Pré- escola.

 

-14 a 24/01/2020: Matrícula dos alunos novos de 1º (primeiro) Ano de Ensino Fundamental, crianças que completam 06 (seis) anos até 31/03/19, e alunos transferidos a partir de 2º (segundo) ano mediante vagas disponíveis

 

- 22/01 a 31/01/2020: Matrícula de alunos de Educação Infantil, de 0 a 3 anos, cadastrados na demanda reprimida da SMEEC, encaminhados para as Escolas, conforme a disponibilidade de vagas.