Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Exponop

Acrinorte Genética terá participação de novas raças

Caracu e Senepol somam informações sobre melhoramento genético junto ao Nelore

Geral | 12 de Maio de 2016 as 16h 16min
Fonte: Nara Vendrame/BW Comunica

| Foto: Biro Curado

Além de abordar ferramentas de seleção para animais zebuínos, a Acrinorte Genética deve agregar este ano informações referentes ao melhoramento genético de mais duas raças. O Caracu e o Senepol podem complementar o potencial da raça "mãe", Nelore, por meio do cruzamento industrial, como explica o membro da Comissão organizadora, Ana Elisa Bardi.

"Esse aperfeiçoamento, de maneira geral, resulta em animais mais eficientes e de maior produtividade, que é o que buscamos com a heterose, ou seja, filhos com qualidades genéticas superiores aos pais. Temos o máximo de heterose quando animais geneticamente distantes [de origem distintas] são acasalados", explica Ana Elisa.

Outra novidade este ano é que cada programa de melhoramento genético terá um pavilhão exclusivo para seus animais. Participam Geneplus, ANCP e PMGZ.

"Ao todo serão 64 currais disponibilizados para os programas. Os bovinos da Genética não são tão dóceis quanto os de argola, porque são animais mais de campo mesmo, por isso a estrutura de alojamento é um pouco diferenciada, oferecendo segurança para os visitantes e conforto para o animal", acrescenta a organizadora.

A programação da Acrinorte Genética inclui palestras técnicas ministradas por profissionais dos programas participantes.

"O objetivo das palestras é levar até o produtor informações sobre as tecnologias em melhoramento genético de gado de corte, avanços e seus resultados no produto final, gerando animais mais eficientes que impactam significativamente em maior lucratividade para a atividade", destaca Ana Elisa.

A Acrinorte Genética abre a programação técnica da Exponop já no dia 06 de junho, às 18h, com palestra do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), sobre as perspectivas do mercado agropecuário no cenário mundial.

No dia 07 de junho, tem apresentação do Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC) e discussões em torno do Dia do Especialista em Produção de Gado de Corte com a participação das empresas parceiras da Acrinorte Genética. Na quarta-feira (08-06), a feira tem espaço para o Zebu e no dia 09 de junho o foco é no taurino adaptado.

A 32ª Exponop será realizada de 08 a 12 de junho, no Parque de Exposições, em Sinop (MT). A grade de shows deste ano tem Jorge e Mateus, Humberto e Ronaldo, Bruno e Barreto, Claudia Leitte e a apresentação de Motocross Freestyle com o piloto Gilmar Joaninha Flores e a Equipe J99.

A feira conta ainda com rodeio, leilões (que devem ofertar em torno de sete mil animais), julgamento de raça, parque de diversões entre outras atrações.