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Sinop

Aeroporto ou rodoviária?

Com mais um vôo cancelado, Azul freta ônibus e van para levar passageiros

Geral | 15 de Dezembro de 2016 as 12h 40min
Fonte: Jamerson Miléski

A sequência de vôos da Azul Linhas Aéreas cancelados no Aeroporto de Sinop continuou na manhã desta quinta-feira (15). Entre terça e quarta-feira a empresa teve 3 vôos cancelados, um devido a manutenção de aeronave e dois devido condições climáticas no aeródromo.

Nessa quinta-feira, o primeiro vôo da manhã da Azul, das 8h10, também foi cancelado por falta de teto. A aeronave que vinha de Cuiabá não conseguiu pousar, devido a baixa visibilidade. Parte dos passageiros remarcou o vôo. Os demais seguiram até a capital em um ônibus e uma van fretados pela companhia aérea.

O vôo das 11h45, Sinop-Cuiabá, também da Azul, decolou dentro do horário, mas com uma diferença. Ao invés do habitual jato Embraer 195 (de 118 lugares), a empresa pousou com o turboélice ATR 72 (com capacidade para 70 passageiros).

 

Os equipamentos?

Em março desse ano a prefeitura de Sinop recebeu em doação da empresa Colonizadora Sinop dois conjuntos de PAPI (Precision Approach Path Indicator, ou Indicador de Precisão de Trajetória de Aproximação, em português), justamente para otimizar a operação do aeroporto de Sinop.

Os equipamentos já estão instalados, no entanto, sem operação. Segundo o superintende administrativo do Aeroporto de Sinop, Liomar Repezuk, os PAPI precisam ser homologados junto a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que exige como pré-requisito a operação da EPTA (Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo). “Sinop já deu entrada em seu processo para a operação da EPTA e para que seja mais ágil, ingressou simultaneamente com o pedido de homologação dos PAPI. A previsão é de que na próxima semana uma equipe da Agência esteja em Sinop para fazer a vistoria e dar andamento na homologação”, revelou Liomar.

Com a aprovação da EPTA, e na sequência os PAPI, o Aeroporto de Sinop poderá ingressar com o registro da RNAV (Area Navigation), que é um método de navegação que otimiza a operação de aeronaves em condições de baixa visibilidade. O RNAV funciona como uma carta de voo com uma rota de aproximação do aeroporto traçada, lida com sinal de GPS, que guia o piloto para o procedimento de pouso em condições pouco favoráveis. “Assim que a EPTA e o PAPI estiverem homologados, poderemos registrar o RNAV do aeroporto de Sinop”, esclareceu Liomar.

O Aeroporto de Sorriso, vizinho de Sinop, possui esse sistema de navegação. Conforme explica Liomar, a operação desses sistemas e equipamentos esperados para o aeroporto de Sinop não significa o fim do cancelamento dos voos. “Esses instrumentos aumentam as condições de segurança e facilitam em muitas situações os pousos e decolagens, mas não são absolutos. Apenas um aeroporto do Brasil [Guarulhos] está equipamento para pouso com visibilidade zero. Todos os demais operam como o aeroporto de Sinop irá operar, dentro de uma margem de segurança, com aparelhos que auxiliam o piloto com baixa visibilidade”, completou.

A expectativa é de que o aparelhamento do Aeroporto de Sinop esteja concluído em fevereiro de 2017.