Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Cuidados

Águas de Sinop orienta sobre cuidados com a caixa-d’água no combate à dengue

Geral | 29 de Janeiro de 2016 as 11h 37min
Fonte: Assessoria de Comunicação Nascentes do Xingu

| Foto: Assessoria de Comunicação Nascentes do Xingu

A melhor forma de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, é eliminar os focos do vetor, não deixando acumular água em locais propícios para a sua criação. Por isso, é importante reforçar os cuidados com a caixa-d’água que podem ajudar a prevenir e reduzir riscos de criadouros do mosquito.

Para evitar que a caixa-d’água se torne um local para a proliferação do mosquito, a concessionária Águas de Sinop alerta que, além de mantê-la fechada e bem vedada, é imprescindível fazer a manutenção periódica. E para que a água armazenada tenha sua qualidade preservada, a limpeza do reservatório é fundamental para garantir um consumo mais seguro de água.

 “É importante lembrar que o mosquito se reproduz principalmente em água limpa, por isso, o ideal é manter as tampas das caixas sem frestas e limpar o reservatório regularmente. A limpeza e manutenção periódica do reservatório também ajudam a evitar o acúmulo de impurezas que podem prejudicar a saúde dos moradores”, destaca o gerente de operações da concessionária, Cláudio Martins Guilherme.

Ele ressalta também que é essencial não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, latões, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Para contribuir com o cenário de prevenção, a concessionária realiza constantemente mutirões de limpeza para averiguar e eliminar possíveis focos do mosquito. Mas o trabalho de prevenção deve ser contínuo, tanto para os profissionais e gestores da saúde como para a população.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) indicam que Mato Grosso registrou 29.396 casos de dengue em 2015. O aumento foi de 150,6% em um ano, se comparado ao mesmo período de 2014, quando 11.729 casos foram notificados. Sinop está entre as cidades que apresentaram maior número de notificações por dengue, com 3.892 casos. Neste ano de 2016, segundo a SES, Sinop lidera o ranking com 238 casos notificados.