Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Estado de Risco

Alerta de infecção hospitalar na UTI do Regional de Sinop

Bactéria multirresistente foi detectada no Hospital e pacientes com sintomas ficaram em quarentena

Geral | 19 de Novembro de 2015 as 17h 53min
Fonte: Redação

A secretaria estadual de Saúde confirmou a presença de bactérias, do tipo multirresistentes, na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), do Hospital Regional de Sinop. Os organismos que podem ocasionar infecções hospitalares apresentam resistência a maioria dos antibióticos e podem ser letais em pacientes que já apresentem um quadro clínico delicado.

Foram registrados 3 óbitos na UTI do Regional, o mais recente de uma criança com pouco mais de um ano de idade. Não há confirmação se as mortes foram provocadas pela bactéria.

Os 8 demais pacientes que estavam na UTI e apresentaram sintomas de infecção bacteriana foram transferidos para uma ala provisória que funciona como isolamento – uma espécie de quarentena. Os leitos adultos de UTI passaram por um processo de desinfecção e, conforme nota expedida pela secretaria de Saúde do Estado, foram liberadas na tarde de quarta-feira (18), para novas internações. “Há aproximadamente 20 dias, pacientes da UTI Adulto apresentaram sintomas correspondentes aos causados por bactérias multirresistentes. Estes pacientes foram isolados, tiveram material recolhido, que foi encaminhado para exame e a Anvisa, juntamente com a Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde, foram informadas da situação. O resultado para bactéria multirresistente foi positivo. Os pacientes foram tratados e, assim que foram tendo alta e o número de pacientes na UTI foi reduzido, estes foram transferidos de local, para uma UTI provisória para que fosse realizada uma limpeza terminal na unidade, ou seja, uma desinfecção mais apurada”, relata a nota da SES.

A bactéria detectada foi a Escherichia coli, mais conhecida pela abreviatura E. coli, que podem ser benéficas ou prejudiciais a saúde dependendo da espécie e quantidade no organismo. A E.coli é a mais comum e uma das mais antigas bactérias simbiontes do homem. O seu habitat natural é o lúmen intestinal dos seres humanos.