Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Apagão durante a sessão revela falhas na segurança do prédio da Câmara

Sistema de luzes de emergência não funcionou deixando plenário e gabinetes no escuro

Geral | 19 de Abril de 2016 as 10h 19min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma queda de energia durante a sessão da Câmara de vereadores de Sinop desta segunda-feira (18), acabou revelando a ineficiência do sistema de segurança instalado no prédio público. As luzes de emergência, localizadas no plenário e nos corredores que dão acesso aos gabinetes e demais repartições da Casa de leis simplesmente não funcionaram.

Os dispositivos fazem parte do sistema de proteção contra incêndio e pânico, obrigatório desde o ano de 2013 para imóveis que concentrem grande quantidade de pessoas. As luzes de emergência, um dos itens que compõem esse sistema, são equipamentos alimentados com bateria, que deveriam ligar automaticamente em caso de queda de energia. São esses equipamentos que garantiriam a evacuação do prédio em segurança em um eventual sinistro.

O prédio da Câmara de Sinop possui 3 desses dispositivos no plenário, um no hall de entrada e outros 7 no restante do imóvel. O problema é que eles não estão funcionando. Durante a queda de energia apenas uma das lâmpadas de emergência ligou – a que fica na entrada na Câmara. No escuro, as pessoas que acompanhavam a sessão acabaram deixando o prédio em segurança graças a iluminação das câmeras das equipes de imprensa que cobriam a sessão e a luz dos celulares.

O apagão durou menos de 20 minutos e a sessão dessa segunda-feira não teve grande presença de público, o que acabou minimizando o real problema. O presidente da Câmara, Mauro Garcia (PMDB), demonstrou surpresa com a falha dos equipamentos de segurança. Questionando sobre quando foi a última vez que os aparelhos passaram por revisão, o presidente disse não saber. “Foram instalados no ano de 2010, quando eu era presidente da casa e inauguramos a nova sede. Estavam funcionando, tanto que o prédio teve a aprovação do Corpo de Bombeiros. Vamos verificar o que foi que aconteceu”, comentou Mauro. “Se não estão funcionando, vamos trocar”, completou o presidente.