Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Estágio

Apenas 1,2% dos estudantes matriculados em curso superior tem acesso a vaga de estágio em MT

A notícia boa é que 10% dos estagiários matriculados em curso superior recebiam renumeração

Geral | 13 de Junho de 2019 as 09h 17min
Fonte: G1

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e o Centro Integração Empresa-Escola (CIEE), em Mato Grosso, apenas 1,2% dos estudantes matriculados no ensino superior tinham acesso a vagas de estágio, até 2017.

Em nível nacional, o estado representava 0,4% do total de estágios disponíveis em todo país. A notícia boa é que 10% dos estagiários matriculados em curso superior recebiam renumeração.

De acordo com o gerente regional do CIEE, Cláudio Rodrigo de Oliveira, dois fatores principais contribuem para os baixos índices com relação à abertura de vagas de estágio.

Segundo ele, a extensão territorial do estado faz com que a maior parte das empresas e das indústria se concentre na capital e isso impossibilita que estudantes dos municípios mais distantes tenham acesso às vagas.

Outro fator, segundo Cláudio, é a baixa adoção de políticas de aprendizagem por parte dos empresários.

Diante deste cenário, o Centro de Integração tem buscado sensibilizar não apenas as empresas do setor privado, mas as prefeituras e cooperativas do interior.

"Estamos buscando parcerias com prefeituras e empresas do interior, para que os estudantes também tenham a oportunidade de aprender na prática", declarou.