Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Aplicativo CAIXA 1 recebeu 192 registros sobre gastos de campanha; informações sobre 1º turno ainda podem ser enviadas

Geral | 11 de Outubro de 2016 as 11h 52min
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral de MT

| Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

O aplicativo CAIXA 1, criado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso para combater o caixa 2 de campanhas eleitorais, recebeu 192 informações de gastos de campanha, alguns deles enviados nesta semana para Justiça Eleitoral, relatando despesas efetuadas por candidatos a prefeito e a vereador. É que muitos eleitores (e candidatos oponentes também) fizeram imagens dos gastos de campanha e deixaram para enviar as informações à Justiça Eleitoral após as eleições. O CAIXA 1 poderá receber informações de gastos de campanha até cinco dias após a realização do segundo turno das Eleições 2016. Até este momento o aplicativo já foi baixado em 2.852 aparelhos de celular.

Ao todo, o CAIXA 1 recebeu informações de gastos de 68 candidatos, de 17 municípios. Estas informações ajudam a Justiça Eleitoral no cruzamento dos dados para averiguar a veracidade das informações prestadas pelos candidatos na prestação de contas de campanha.

"Importante ressaltar que o CAIXA 1 foi lançado neste ano e já alcançou excelentes resultados, em especial porque ele estimula o controle social. É muito importante a participação da sociedade porque, apenas com esta participação a Justiça Eleitoral vai conseguir combater efetivamente o uso do caixa 2 nas campanhas eleitorais", disse o coordenador de Controle Interno e Auditoria do TRE-MT, Daniel Ribeiro Taurines.