Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Após 19 anos sem notificação, MT registra dois casos de sarampo em adultos

Casos foram registrados em Guarantã do Norte, a 232 km de Sinop

Geral | 26 de Junho de 2018 as 09h 50min
Fonte: G1 MT

| (Foto: Tchélo Figueiredo/Secom Cuiabá)

Um homem de 31 anos e uma mulher de 30 foram diagnosticados com sarampo, em Guarantã do Norte. São os dois primeiros casos registrados após 19 anos sem notificações da doença, segundo a secretaria estadual de Saúde (SES)

Como o município de Guarantã fica próximo à divisa com os estados do Pará (PA) e Roraima (RR), a Vigilância Epidemiológica investiga se os doentes contraíram o vírus em Mato Grosso ou nos outros estados.

Após as notificações, a SES emitiu um alerta para que os municípios intensifiquem as campanhas de vacinação, especialmente da tríplice viral.

Um comunicado também foi enviado à secretaria estadual de Turismo (Sedtur), para que turistas e visitantes sejam orientados a tomar a vacina antes de vir para o estado, bem como para que os mato-grossenses possam se imunizar antes de viajarem para outros estados.

A vigilância afirma que o sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, podendo evoluir com complicações graves e óbitos.

O sarampo é transmitido por meio das secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar. A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a doença.