Guerra de tinta
Artista restaura grafite de Greta no viaduto do São Cristóvão
Com os próprios recursos, artista local apagou pichação do painel
Geral | 03 de Outubro de 2019 as 11h 40min
Fonte: Jamerson Miléski

Os vereadores de Sinop prometeram comprar tinta e ir eles mesmos apagar o grafite de Greta Thunberg, feito no último final de semana, no viaduto do São Cristóvão. Mas quem cumpriu a promessa foi a população.
O desenho com o rosto da ativista de 16 anos foi feito no domingo (29), pelo artista Matias Souza, como parte do Encontro Internacional de Graffiti promovido pela CUFA Sinop (Central Única das Favelas). Na segunda-feira (30), a noite o desenho foi pichado com pelos menos 3 camadas de tinta. Uma delas com a inscrição “O Lula tá preso babaca”.
O terceiro round dessa guerra de tinta foi protagonizado pelo artista Zety Reis. Com seus recursos e a autonomia da arte de rua, Zety tratou de restaurar o painel, apagando as pichações e refazendo a parte danificada, com seus traços e limitação de material. Em sua rede social Zety postou: “Arte não se apaga.. arte se restaura... O viaduto é um cartão postal do São Cristóvão .. E todos querem a arte lá. Ninguém irá nos diminuir. O tema é fauna e flora, e é isso que a Greta representa”.
O autor da imagem original aplaudiu a iniciativa. Matias comentou a iniciativa de Zety em sua página no Facebook. “Eu não conheço o responsável pela restauração, mas me emociona saber que enquanto alguns destroem, há pessoas que entendem a importância da arte para a sociedade”, postou.
Ontem, quarta-feira (2), o artista, membro da Cufa e idealizador do encontro de grafiteiros, Thiago Sampaio, declarou que os artistas não irão remover a imagem do painel e cobri-la com o desenho de uma arara Canindé. Esse teria sido o acordo da reunião realizada na manhã de terça-feira entre os artistas e a coordenadoria de cultura do município. Segundo Daniel Coutinho, diretor de Cultura, na reunião os grafiteiros disseram estar dispostos a “ajustar” o painel.
Essa não é mais a posição externada por Sampaio. Segundo ele, o projeto foi executado de forma independente, com artistas viajando por sua conta própria, sem o financiamento público. O material utilizado também foi bancado pelos grafiteiros. A única contribuição do poder público, na obra do São Cristóvão, teria sido algumas latas de tinta que já haviam sido compradas pela secretaria de Obras.
Sampaio também disse que os grafiteiros estão sofrendo pressão e ameaças, o que tornou qualquer tentativa de trabalho no local perigosa.
O que a prefeitura vai fazer?

Segundo Coutinho, a posição da prefeitura continua a mesma: o grafite de Greta deve ser removido. “Como não foi possível chegar a um acordo com os artistas – porque alguns não querem e outros não se sentem seguros para trabalhar no local – o que vai acontecer é que a secretaria de obras irá cobrir com uma tinta o desenho com o rosto da Greta. Futuramente talvez uma imagem seja feita para compor o painel”, comentou.
A intervenção da secretaria de obras na intervenção urbana deve ocorrer ainda esta semana.
Notícias dos Poderes
Corpo de Bombeiros resgata corpo encontrado em poço de 12 metros de profundidade
06 de Novembro de 2025 as 14h44Homem encontra tesouro de R$ 4,3 milhões ao cavar jardim para construir piscina, na França
06 de Novembro de 2025 as 13h35Inmet alerta para chuvas com descargas elétricas e rajadas de vento em vários municípios
06 de Novembro de 2025 as 13h30Bombeiros divulgam resultado preliminar de seleção para soldados temporários
Candidatos aprovados serão convocados para o teste físico entre 10 e 16 de novembro; aprovados reforçarão unidades em várias regiões do estado
05 de Novembro de 2025 as 20h04Tentativa de homicídio, ameaça e estelionato: saiba como era ficha criminal de homens que saíram de SP e foram mortos ao cobrar dívida no PR
Robishley Hirnani de Oliveira, Rafael Juliano Marascalchi, Diego Henrique Afonso e Alencar Gonçalves de Souza ficaram 44 dias desaparecidos e foram encontrados enterrados em vala, a 650 metros do ponto em que o carro deles foi encontrado em um bunker
05 de Novembro de 2025 as 19h51Ex-jogador é condenado por fingir ter câncer
Mais de 20 pessoas foram prejudicadas no golpe
05 de Novembro de 2025 as 14h24Avião cargueiro de grande porte cai e mata 7 pessoas
Causas do acidente estão sendo investigadas
05 de Novembro de 2025 as 14h20União entre pessoas do mesmo sexo cresce mais de 8 vezes em 12 anos
Número aumentou de 58 mil para 480 mil, mostra Censo
05 de Novembro de 2025 as 10h46