Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Associação é reconhecida como de utilidade pública

Mantenedora da Casa de Apoio, a AVOS teve sua utilidade pública reconhecida pelo Estado

Geral | 14 de Outubro de 2015 as 17h 40min
Fonte: Jamerson Miléski

A AVOS (Associação Vasos do Oleiro de Sinop), passa a ser uma entidade de utilidade pública estadual. A lei 10.324, que oficializou a condição, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (14). Assinado pelo governador Pedro Taques (PSDB), o documento reconhece o título de utilidade pública à Associação.

A lei homologada é de autoria do deputado estadual por Sinop, Dilmar Dal’Bosco (DEM) e foi proposta em abril desse ano. Antes disso, em 2013, o título já havia sido proposto através de indicação pelo vereador Fernando Brandão (SD). A AVOS recebeu o posto de utilidade pública na esfera municipal. Com a expansão para o Estado, a entidade está apta a estabelecer convênios e receber recursos dos demais órgãos estaduais.

A AVOS nasceu no ano de 2011 da livre iniciativa sem vínculo religioso, com o objetivo de atender as pessoas em grau de vulnerabilidade social e que estejam com seu núcleo familiar debilitado. Este trabalho é desenvolvido em dois projetos: O primeiro é a Casa de Apoio e Passagem Vasos do Oleiro que desenvolve um trabalho de atendimento e acolhimento para moradores de rua, desempregados e dependentes químicos. A associação oferece alojamento, alimentação e doação de roupas.

O segundo projeto é o Núcleo Social da Família que desenvolve trabalhos em parceria com outras entidades com o propósito de atendimento social, (faculdades, igrejas, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde). São realizadas doações de roupas e alimentos, palestras acadêmicas e encaminhamento para vagas de emprego, além de aulas de capoeira e caratê voltadas a população.

Para o presidente e fundador da entidade, Wostton Marques, o título de utilidade pública é um reconhecimento do Estado pelo serviço dedicado pela associação. “Hoje atendemos pessoas de outros Estados e até de outros país que vem para Sinop e acabam ficando sem qualquer amparo. A Avos acaba sendo o único apoio dessas pessoas, um suporte que ajuda cada ser humano em situação de fragilidade a manter a sua dignidade”, comentou Wostton.

Atualmente 13 pessoas são assistidas pela casa de apoio. A média é de 25 pessoas, mas a estrutura já chegou a atender 45 pessoas de diferentes municípios que estavam a mercê da sorte em Sinop.