Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Projeto Ciência Divertida

Aula sobre sustentabilidade em escolas de Sinop

Geral | 16 de Agosto de 2016 as 16h 03min

Através de um espetáculo teatral interativo, cientistas levam crianças de cinco a 14 anos da rede pública de ensino, a uma reflexão sobre questões voltadas à sustentabilidade como um todo, como o correto uso da água, formas de energia sustentável, como evitar o desperdício, separação correta do lixo, entre outras questões. Esta é a proposta do “Ciência Divertida - Por um Futuro Sustentável”, que será realizado pela VR Projetos através da lei de incentivo à cultura - Lei Rouanet, com o patrocínio da SLC Agrícola de 22 a 30 de agosto em Sapezal, Diamantino e Sinop.

 “O objetivo é ensinar o conceito de sustentabilidade, criando a consciência ambiental necessária para que as crianças possam ser agentes transformadores de sua comunidade, refletindo os conhecimentos adquiridos no cuidado com o meio ambiente”, explica Renato Paixão, diretor da VR Projetos, que presta consultoria a empresas de todo Brasil na utilização dos recursos do imposto de renda junto às leis federais de incentivo.

No encontro uma cientista volta do futuro para alertar a humanidade sobre o perigo que a terra corre caso não haja conscientização ambiental, convidando os alunos a participarem de experimentos que comprovem a sua tese. As crianças reconhecem os distintos tipos de energia por meio de uma espetacular reação química que representa a energia química, depois aprendem as formas de como produzir energia. No espetáculo é abordado o quanto de água desperdiçamos, a quantidade de água que utilizamos no dia a dia e a diferença entre o uso de água no nosso país em comparação com o uso diário em países onde a água está muito escassa. Também é apresentado como exemplo, num café da manhã, o quanto de plástico, metais, água e energia são usados levantando quanto impacto isso gera para o meio ambiente. E o problema do lixo, os perigos que gera e a necessidade de reciclagem.

O projeto acontece dia 22 e 23 de agosto, às 8h, 10h30, 13h30 e 16h (este horário somente no dia 22) no Auditório João André Maggi em Sapezal. Dia 25, em Diamantino, às 9h30 e 13h30 na EMPG Bras Maimoni e às 16h na Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira. No dia seguinte, na mesma cidade, às 7h30 e 16h na EMPG Castorina Sabo Mendes e às 10h e 13h30 na Escola Municipal Prefeito João Batista de Almeida. Já em Sinop, o Ciência Divertida será dia 29, às 8h e 16h na EMEB Jd. Paraiso, às 10h30 e 13h30 na EMEB Rodrigo Damasceno e termina no dia 30, às 10h e 13h30 na EMEB Ana Cristina de Sena.

 Em 2013 e 2014, a empresa SLC Agrícola já beneficiou mais e 9 mil e 11 mil pessoas, respectivamente, com projetos colocados em prática na região pela VR Projetos.

 

Sobre a Ciência Divertida

Criada na década de 90, na Espanha, com a missão de transformar a ciência em um jogo no qual as crianças descobrem e experimentam o mundo de forma lúdica e divertida, a Fun Science – Ciência Divertida – está presente em 37 países com 146 escritórios ao redor do mundo, por um sistema de franchising internacional. A proposta é estimular as crianças a descobrirem a ciência por meio de oficinas recreativas, permitindo a elas aprender e se divertir ao mesmo tempo, através dos experimentos científicos. Os ‘cientistas malucos’ propõem de forma teatralizada, oficinas interativas para o público de 04 a 17 anos. Conheça mais em http://www.cienciadivertidabrasil.com.br/ ou www.diverteteatroviajante.com.br