Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Emergência

Barra do Bugres decreta emergência; 300 famílias afetadas com enchente

Geral | 09 de Março de 2015 as 13h 48min
Fonte: Assessoria

Mais de 300 famílias foram atingidas pela cheia da Bacia do Rio Paraguai, em Barra do Bugres. Deste total, conforme a Defesa Civil do Estado, que está no município para auxiliar os trabalhos, 165 se encontram em quatro comunidades locais, 120 em aldeias indígenas, 25 em áreas ribeirinhas e outras 25 na região urbana.

O secretário de estado das Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, destaca que as equipes estaduais já trabalham no mapeamento das áreas de risco em Mato Grosso. Segundo Chilleto situações como a registrada em Barra do Bugres acontecem todos os anos. “Um trabalho de mapeamento das áreas de risco já foi iniciado. A partir deste levantamento, vamos conseguir trabalhar de forma preventiva”, ressalta.

Segundo o superintendente da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Abadio José da Cunha Junior, equipes estão mobilizadas na região, tanto para trabalhar no assessoramento aos gestores locais, como também para atender os atingidos. Até o momento, 50 colchões e 50 filtros foram entregues para a população. A prefeitura também está recebendo doações para as famílias. Cunha reforça ainda que para que a situação de Barra do Bugres seja reconhecida é preciso que esta seja relatada à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, pertencente ao Ministério da Integração.

 De acordo com o superintendente, profissionais da Defesa Civil de Mato Grosso já iniciaram os trabalhos com os gestores locais para que os documentos sejam levados a Brasília. “Com este encaminhamento, os gestores federais analisam a situação municipal e então reconhecem o caso como emergência. Após esta etapa, os recursos federais são encaminhados para que o gestor local possa recuperar as áreas destruídas pela enchente”, explicou Cunha.