Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Biblioteca Municipal completa 30 anos de fundação

Com mais de 25 mil publicações, biblioteca pública recebe em média 50 pessoas por dia

Geral | 02 de Maio de 2017 as 16h 07min
Fonte: Assessoria

Empréstimo de livros, pesquisa em materiais raros, ensino e formação. Quando o assunto é leitura, Sinop tem à disposição um espaço onde tudo isso é possível. Trata-se da Biblioteca Pública Municipal professora Regina Helena Bongiovani Moscatto, mantida pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura.

O espaço, que comemorou 30 anos de fundação neste último domingo (30), conta com uma equipe interdisciplinar comprometida com a formação de leitores e mediadores de leitura. Fornece ainda treinamento para a criação e manutenção de novas bibliotecas para Sinop e região.

Há 20 anos como bibliotecária, Darcelia Lopes Vargas lembra que, quando começou a trabalhar na biblioteca, o acervo contava com pouco mais de quatro mil volumes. Atualmente, já passa de 25 mil volumes entre livros didáticos, literários, revistas, livros em braile e mídias de áudio e vídeo. O local dispõe ainda de computadores com acesso à internet e local para estudos.

Ainda segundo a biblioteconomista, o maior objetivo da biblioteca é garantir o acesso de todos ao mundo da leitura. “Não importa o grau de instrução, cor ou classe social. A biblioteca acaba sendo esse espaço onde todos podem buscar aquela informação que lhe falta ou comprar um bilhete sem data para voltar em algum dos destinos presentes nos livros. Nossa função aqui é garantir que isso ocorra”, destaca.

Em seus 30 anos de fundação, a Biblioteca Municipal acumula boas histórias. A professora Augusta Machado, 33, frequenta o espaço desde os 15 anos e se diz apaixonada pelo local. “Tenho boas lembranças desse lugar. Eu vivi todo o meu ensino médio aqui. Quando não existia a internet era aqui que eu navegava, surfava e aprendia mais. Continuo vindo aqui ao menos uma vez por semana e sempre que possível contribuo doando livros ou encaminhando quem queira doar”, declara.

O acervo da Biblioteca Municipal de Sinop é formado por exemplares adquiridos pela prefeitura do município, além de doações da comunidade, Biblioteca Nacional e Biblioteca Estadual. Quem deseja emprestar algum livro basta apresentar documento pessoal, realizar um cadastro e seguir algumas regras: podem ser retirados até três livros por pessoa, no período de dez dias, podendo ser renovados por mais dez, caso a obra não esteja reservada.

A Biblioteca Pública Municipal de Sinop professora Regina Helena Bongiovani Moscatto funciona de segunda a sexta entre 7h30 e 18h, e está localizada na avenida Governador Júlio Campos nº 1.124A.

 

Lei

A Biblioteca Pública Municipal foi criada em 30 de abril de 1987 na gestão do então prefeito municipal de Sinop, Geraldino Dal’Maso, por meio da Lei Municipal nº 108/87. Em 18 de junho de 2005, a Lei Municipal nº 855/2005 denominou o espaço como Biblioteca Pública Municipal Professora Regina Helena Bongiovani Moscatto.