Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Aprimoramento

Bombeiros intensificam ações de vistoria e fiscalização

Tropas estão recebendo capacitação para aprimorar o conhecimento sobre as normativas

Geral | 07 de Outubro de 2015 as 11h 08min
Fonte: Larissa Malheiros

A Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (Discip) realiza capacitação sobre vistoria e fiscalização durante o mês de outubro e novembro nos Comandos Regionais de Rondonópolis, Tangara da Serra e Sinop. O objetivo do curso é aprimorar os conhecimentos da tropa e igualar as ações de fiscalização frente às normativas da Corporação.

As capacitações serão lideradas por um oficial instrutor da DSCIP juntamente com praças que serão monitores nas instruções teóricas práticas. Um dos focos da diretoria nessas capacitações é repassar para a tropa das unidades do interior do estado quais são as novas mudanças adotadas pelo Corpo de Bombeiros na Norma Técnica de Procedimentos Administrativos (NTCB n° 01/2015).

A primeira capacitação foi realizada em setembro deste ano na cidade de Colíder, para os militares do Comando Regional VII de Alta Floresta. Esse mês será a vez do Comando Regional II de Rondonópolis e Comando Regional VI de Tangará da Serra. Em novembro acontecem as duas últimas capacitações, sendo uma no Comando Regional V de Cáceres e a outra no Comando Regional III em Sinop. As Companhias Independentes dos Bombeiros (CIBM) subordinadas a esses comandos também participarão do curso.

A DSCIP já promoveu outras capacitações esse ano. No primeiro semestre foi realizado durante uma semana no 3° Batalhão de Bombeiros Militar (Rondonópolis), curso para analistas do Corpo de Bombeiros. O objetivo foi analisar projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico verificando os preventivos das edificações e seus respectivos dimensionamentos.

Ainda no primeiro semestre um Seminário de Segurança Contra Incêndio e Pânico foi promovido no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com a participação dos militares de todas as unidades que atuam nessa área e os Engenheiros de Segurança do Trabalho de todo o Estado de Mato Grosso.

Na oportunidade foram realizadas palestras sobre a norma técnica de hidrantes que havia sido recém-criada, apresentação da proposta de minuta da nova Lei Estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico.