Exclusiva
Brasileiro revelará o rosto de Maria Madalena para o mundo
Designer 3D de Sinop reconstruiu a face da súdita preferida de Jesus a partir do seu crânio
Geral | 20 de Fevereiro de 2015 as 16h 25min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma das personagens mais representativas da história, transcrita pelos textos bíblicos e envolta a folclores, terá seu rosto revelado para o mundo pelas mãos de um brasileiro. O designer 3D de Sinop (Mato Grosso), Cícero Moraes é o responsável pelo trabalho que recriou a face de Maria Madalena a partir do seu crânio.
Cícero é vice coordenador da Ebrafol (Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal) e integrante do grupo de pesquisas arqueológicas Arc-Team da Itália. Seu trabalho ganhou destaque mundial após a reconstrução forense feita a partir do crânio de Santo Antônio, a pedido da Universidade de Pádua. Foi a repercussão da imagem do santo que levou o designer para essa nova missão.
Após ver a reportagem em rede nacional, o advogado, pesquisador e escritor cearense, José Luís Lira, entrou em contato com Cícero. Ex-seminarista, membro da Abrhagi (Associação Brasileira de Hagiologia), e estudioso de relíquias católicas, Lira informou o designer da existência do crânio preservado de Maria Madalena. “Aquela Maria Madalena? Perguntei a ele”, conta Cícero.
A resposta foi afirmativa e o interesse na reconstrução imediato. A partir da conversa iniciou-se uma conexão entre Sinop, Ceará e Saint-Maximin-la-Sainte-Baume, uma cidade no Sul da França. É lá, no relicário da basílica de Sainte-Marie-Madeleine, que está guardada a relíquia católica com o crânio de Maria Madalena. “Eu nem sabia que existia o registro ou mesmo o crânio preservado”, revelou Cícero.
Lira e Cícero iniciaram o contato com o padre Florian Racine, que após uma resistência inicial levou o diálogo ao monsenhor Dominique Rey, bispo de Fréus e tutor da relíquia. “Trocamos alguns e-mails e revelamos nossa intenção, científica e histórica, sem desrespeitar a crença e a fé católica. Eles compreenderam e nos enviaram fotos do crânio que possibilitaram a reconstrução”, explica Cícero.
O rosto de Maria Madalena será apresentado para o mundo no dia 19 de julho deste ano, no primeiro dia das festividades promovidas pela basílica em honra a Santa Maria Madalena, o “Adoratio 2015” (www.adoratio2015.com). Assim como ocorreu com Santo Antônio, a face será revelada em um evento oficial promovido pela Igreja Católica.
É a mesma Maria Madalena de Jesus?
Todos os indícios, registros históricos e tradições apontam que sim, trata-se do crânio da Maria Madalena citada nas passagens bíblicas. A relíquia foi reconhecida e visitada, ao longo da história, por 8 reis, 4 papas e 4 evangelistas que posteriormente seriam reconhecidos como santos.
A história, que mescla narrativas transcritas na Bíblia com a tradição do sul da França, conta que, após Pentecostes (que segundo a crença católica é a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo), Maria Madalena, assim como os demais súditos de Cristo, deixou a Palestina, fugindo das perseguições e disseminando a palavra. Junto com Lázaro e Marta (seus irmãos), São Maximino e São Sidônio (o cego curado por Cristo), Maria Madalena chegou ao Sul da França em uma pequena embarcação. Lázaro foi o primeiro bispo de Marselha, uma das principais cidade da França. Maximino, antigo mordomo da casa de Betânia (família de Lázaro), foi o primeiro bispo de Provença e, mais tarde emprestou o nome a cidade. A tradição francesa diz que Madalena dedicou-se a disseminação dos ensinamentos de Cristo, acompanhando São João Evangelista por um tempo. Por 30 anos viveu em cavernas nos Alpes e no ano de 49 depois de Cristo recebeu a extrema-unção, sendo seu corpo preservado no interior da Igreja Saint-Maximin-a-Sainte-Baume.
E por lá descansaram os restos da súdita preferida de Jesus por mais de 1200 anos, até serem descobertos pelo Prícipe de Salerno e futuro Rei de Nápoles, Carlos II, em 9 de setembro de 1.279. O crânio ganhou status de relíquia católica em 1.600, quando o Papa Clemente VIII determinou a construção de um sarcófago apropriado para abrigar os ossos de Maria Madalena.
Durante a revolução francesa (1.789) as relíquias foram provadas pelos revoltos e invasores e por pouco o registro não se perdeu. Apenas em 1.814 o templo foi restaurado e a relíquia com a cabeça de Maria Madalena foi recuperada.
Hoje o crânio de Maria Madalena é mantido em um relicário de ouro, com o formato de um busto de uma mulher. A máscara de ouro com o seu “rosto” se abre, revelando atrás de uma redoma de vidro o crânio. Assim como o padre Racine “abriu” a máscara, colocando-a de lado para registrar as imagens do antigo osso, Cícero irá retirar esse véu e revelar o rosto que um dia contemplou Cristo.
É a prostituta?
Segundo Cícero, esse foi um dos maiores aprendizados desse trabalho. “Percebi que antes de reproduzirmos uma história ou passar algo a diante, é preciso tentar conhecer o que de fato é”, revelou o designer.
Assim como a maioria das pessoas, Cícero conhecia Maria Madalena como a prostituta que Cristo evitou que fosse apedrejada. “Não existe nenhum relato na Bíblia que se tratava de Madalena”, comentou.
A confusão com as Madalenas iniciou em 591, com um sermão do Papa João Gregório, o Grande, que identificou as 3 “mulheres” listadas nas passagens de Jesus como a mesma pessoa: Maria Madalena. As outras duas passagens tratam da Madalena que teve 7 demônios expulsos de seu corpo por Jesus e, após isso, abdicou de seus bens e passou a seguir o messias; e outra mais emblemática, em que Madalena lava os pés de Jesus e os seca com seus cabelos.
Quase mil anos depois uma encíclica papal desfez a confusão assinada pelo Papa Gregório, mas ainda assim Madalena ficou taxada como a prostituta da Bíblia em muitas culturas.
Na França ela é Santa, reconhecida como nas escrituras como a primeira pessoa a ver o Cristo após a sua ressureição. Mesmo tendo seu evangelho excluído da Bíblia, Madalena é considerada importante personagem na história do cristianismo.
Notícias dos Poderes
Avião da LATAM com 112 a bordo sai da pista após pouso em Chapecó
31 de Março de 2025 as 23h24Com reeleição garantida, Sérgio Ricardo antecipa apoio à Antônio e Maluf
31 de Março de 2025 as 18h00Recuperação da MT-020 avança e deve ser concluída até o fim de 2025
31 de Março de 2025 as 15h42Delegado pede mais 30 dias de prisão de suspeitos de matar Nery
Suspeitos permaneceram em silêncio e caseiro negou crime; Eles estão presos desde o dia 6 de março
31 de Março de 2025 as 15h18Boas práticas do TCE-MT são apresentadas a Tribunais do Rio de Janeiro e Rondônia
31 de Março de 2025 as 15h07Entregadores de Apps anunciam paralisação nacional por melhores condições de trabalho
De acordo com manifesto publicado por eles nas redes sociais, “a mobilização já conta com a adesão de 20 estados, e tem como objetivo exigir condições justas de trabalho e remuneração digna”
31 de Março de 2025 as 11h30Homem fica ferido após invadir trecho em obras na BR-163 em Sinop
Vítima foi atendida por socorristas
31 de Março de 2025 as 10h39Jovem de 24 anos morre após grave acidente na BR-163
Fatalidade foi registrada em Nova Mutum
31 de Março de 2025 as 10h25