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Sinop

Cai o número de pedidos para reparos na iluminação pública

No primeiro bimestre de 2017 a secretaria de Obras de Sinop registrou 632 solicitações

Geral | 14 de Março de 2017 as 15h 49min
Fonte: Redação com Assessoria

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SOSU) da Prefeitura de Sinop atendeu, no primeiro bimestre deste ano (janeiro e fevereiro), 632 solicitações referentes à rede de iluminação pública da cidade, com serviços que incluem a troca de lâmpadas, colocação de braços, verificação de lâmpadas acesas 24 horas, troca de relê, entre outros.

No mês de janeiro, pelo menos, 300 solicitações [telefone e pessoalmente] foram feitas e atendidas. Já em fevereiro, o registro foi de apenas 212 solicitações feitas e atendidas, uma redução de, cerca de, 29,33% em relação ao mês anterior.

Essa redução na solicitação dos serviços, também, é possível ser observada no que tange ao aplicativo de celular "Ilumina Sinop" que, em janeiro registrou 72 pedidos contra 48 em fevereiro. Uma redução, segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Ivan Lopes, de 33,33%.

Quanto à queda nas solicitações de reparos, Lopes esclarece que é devido ao período chuvoso que já está chegando ao final. "Com a estiagem das chuvas, ou seja, com o período da seca que é como costumamos nos referir, nós não temos tanta incidência de lâmpadas queimadas ou relês circuitados, o que facilita muito o nosso serviço, dando mais condições às equipes para fazerem as manutenções e execuções dos serviços programados".

Por outro lado, inda que tenha sido registrado um decréscimo no número de solicitações devido à proximidade do período de estiagem, o secretário faz um chamamento para a população para que sejam fiscais da iluminação pública e que tenham, como canal direto com a Secretaria, o aplicativo Ilumina informando e solicitando, não apenas o reparo no poste da rua de sua casa como, também, em qualquer rua da cidade que ele detectar.

Por meio dessa ferramenta, o cidadão pode efetuar solicitações de manutenção em iluminação pública. Ao efetuar seu cadastro, com algumas informações mínimas, o munícipe tem acesso ao banco de dados. Ali, basta ele informar o nome da rua e o número do poste, dados já pré estabelecidos no aplicativo, bastando, apenas, selecionar, e aguardar o reparo que, de acordo com a demanda, é feito em até 48 horas, podendo se estender ou diminuir.

Até o momento, o Ilumina Sinop conta com 30 bairros cadastrados e 6,850 mil postes numa abrangência que vai do bairro Alto da Glória ao Jardim Vitória Régia, por exemplo.

A iluminação pública de Sinop é cobrada junto com o IPTU e em 2017 representará R$ 1,9 milhão divididos entre 62,8 mil contribuintes proprietários de imóveis no município. Diferente dos impostos, a Iluminação Pública é uma Taxa, o que significa que o valor cobrado deve corresponder ao custo do serviço rateado entre seus usuários.