Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Nova lei

Caixas d'água de uso coletivo devem ser limpas a cada 6 meses

Projeto de lei que torna limpeza obrigatória foi aprovado pela Comissão

Geral | 16 de Agosto de 2019 as 14h 25min
Fonte: Murilo Souza

Foto: Assessoria

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal aprovou proposta que torna obrigatória a limpeza de caixas d’água em prédios públicos e privados de uso coletivo a cada seis meses. A proposta altera a Política Nacional do Saneamento Básico (Lei 11.445/07).

De acordo com o texto, a limpeza deverá ser atestada por certificado exibido em local público e disponível para eventual fiscalização, sob pena de multa a ser definida em regulamento.

Ao analisar a medida, prevista no projeto de lei 3802/15 e apensado, o relator na comissão, deputado Marcelo Nilo (PSB-BA) explicou que as propostas atribuem indevidamente competências às companhias de saneamento estaduais e distritais, contrariando o Pacto Federativo. “Preferi apresentar um substitutivo traçando uma orientação geral, sem descer a tantos detalhes como pretendiam originalmente as proposições. Como se trata de saneamento básico, o melhor seria incluir a alteração em norma específica, qual seja a lei que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico”, observou o relator.

 

Tramitação

O projeto ainda será analisado conclusivamente pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.