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Não decolou

Cancelamento de 3 voos provoca tumulto no aeroporto de Sinop

Alguns passageiros tiveram que esperar por mais de 40 horas para embarcar

Geral | 14 de Dezembro de 2016 as 16h 12min
Fonte: Jamerson Miléski

O Aeroporto de Sinop ficou lotado ao longo de toda manhã e parte da tarde desta quarta-feira (14). O cancelamento de 3 voos consecutivos da Azul Linhas Aéreas provocou um tumulto no terminal de embarque de passageiros. Com filas longas e um atendimento moroso, os clientes da companhia esperaram por horas para remarcar suas passagens.

A superlotação no terminal começou devido ao cancelamento do primeiro voo de terça-feira (13), agendado para as 8h10. Alegando manutenção da aeronave, a companhia cancelou o voo, remarcando as passagens para a manhã desta quarta-feira. Os passageiros do dia anterior se somaram aos clientes dos dois voos da manhã, superlotando a estrutura.

Por volta das 12h15 os clientes da Azul foram informados que o voo marcado para as 11h45 havia sido cancelado devido as condições meteorológicas. A aeronave na companhia não conseguiu realizar o procedimento de pouso no aeroporto de Sinop. A informação do cancelamento do voo causou descontentamento geral, tumultuando o guichê de atendimento da Azul.

De acordo com o superintende administrativo do Aeroporto de Sinop, Liomar Repezuk, a grande concentração de nuvens baixas sobre o espaço aéreo do município impossibilitou o pouso das Aeronaves da Azul.

O descontentamento dos passageiros com a companhia aérea aumentou quando, 15 minutos depois, as 12h30, a aeronave da Passaredo iniciou o procedimento de pouso, embarcou seus clientes e decolou, com um pequeno atraso de 10 minutos.

 

E os equipamentos?

Em março desse ano a prefeitura de Sinop recebeu em doação da empresa Colonizadora Sinop dois conjuntos de PAPI (Precision Approach Path Indicator, ou Indicador de Precisão de Trajetória de Aproximação, em português), justamente para otimizar a operação do aeroporto de Sinop.

Os equipamentos já estão instalados, no entanto, sem operação. Segundo Liomar, os PAPI precisam ser homologados junto a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que exige como pré-requisito a operação da EPTA (Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo). “Sinop já deu entrada em seu processo para a operação da EPTA e para que seja mais ágil, ingressou simultaneamente com o pedido de homologação dos PAPI. A previsão é de que na próxima semana uma equipe da Agência esteja em Sinop para fazer a vistoria e dar andamento na homologação”, revelou Liomar.

Com a aprovação da EPTA, e na sequência os PAPI, o Aeroporto de Sinop poderá ingressar com o registro da RNAV (Area Navigation), que é um método de navegação que otimiza a operação de aeronaves em condições de baixa visibilidade. O RNAV funciona como uma carta de voo com uma rota de aproximação do aeroporto traçada, lida com sinal de GPS, que guia o piloto para o procedimento de pouso em condições pouco favoráveis. “Assim que a EPTA e o PAPI estiverem homologados, poderemos registrar o RNAV do aeroporto de Sinop”, esclareceu Liomar.

O Aeroporto de Sorriso, vizinho de Sinop, possui esse sistema de navegação. Conforme explica Liomar, a operação desses sistemas e equipamentos esperados para o aeroporto de Sinop não significa o fim do cancelamento dos voos. “Esses instrumentos aumentam as condições de segurança e facilitam em muitas situações os pousos e decolagens, mas não são absolutos. Apenas um aeroporto do Brasil [Guarulhos] está equipamento para pouso com visibilidade zero. Todos os demais operam como o aeroporto de Sinop irá operar, dentro de uma margem de segurança, com aparelhos que auxiliam o piloto com baixa visibilidade”, completou.

A expectativa é de que o aparelhamento do Aeroporto de Sinop esteja concluído em fevereiro de 2017.