Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

"Caopa através das Lentes"

Caopa realiza exposição de fotos dos alunos

Geral | 13 de Dezembro de 2019 as 09h 25min
Fonte: Assessoria

Os trabalhos são a materialização de todo conteúdo passado aos adolescentes do Centro de Acolhimento, Orientação e Proteção ao Adolescentes (Caopa) de Sinop, durante o projeto de fotografia Caopa Através das Lentes. A mostra fotográfica foi exposta na noite de quinta-feira (12) no Centro de Eventos da Câmara dos Dirigentes Lojistas CDL/Sinop. A exposição é composta por 40 imagens/quadros capturadas pelos adolescentes, entre elas objetos, flora, ambientes e outros aspectos em diversos locais da cidade.

Segundo Marcos Silva, professor do projeto, as imagens apresentadas na exposição são a materialização do olhar único de cada aluno. “Durante o curso nós apresentamos técnicas fotográficas, noções de fotografia e praticamos muito. O fechamento das aulas está materializado nesta exposição fotográfica. Cada adolescente ficou livre para retratar um fato do seu cotidiano e o resultado foi fantástico. Esperamos que a fotografia possa se tornar parte da rotina dos participantes do curso, seja como simples hobby, ou até mesmo como profissão, mas, sobretudo como algo potencializador da sua criatividade, iluminador do seu caminho e apoio para as dificuldades”, comenta o professor.

O evento também serviu para mostrar a sociedade outras ações desenvolvidas no Caopa, como Karatê, Hip Hop, Artesanato e Literatura de Cordel. Além de prestação de contas dos recursos arrecadados e onde foram investidos. "Essa noite de exposição é para nós uma festa. Festa que comemoramos uma etapa vencida, comemoramos o alcance dos objetivos do projeto. O Caopa através das Lentes, conseguiu alcançar o objetivo Psicológico e social de fomentar a valorização dos recursos que temos na própria comunidade, nos ensinou a ver o belo onde quer que ele esteja. Nessa noite mostramos nossas atividades, nossa prestação de contas para a sociedade. É uma forma de agradecer a sociedade Sinopense o apoio nesses nossos 18 anos de trabalho árduo em busca da prevenção da criminalidade. Nosso muito obrigado a todos os apoiadores, e todos que se fazem presente aqui, pois completam motivos de alegria para festejarmos", comentou Josiane Heberle, coordenadora do Caopa.

SOBRE O PROJETO 

A ideia do Projeto Caopa Através das Lentes, surgiu há vários anos e só pode ser executado graças ao recurso do Fundo da Criança e do Adolescente pelo termo Fomento 033/2019. O projeto foi muito bem aceito pelos adolescentes que puderam conhecer a história da fotografia e praticar com máquinas fotográficas profissionais.

A fotografia pode ser mais que arte ou técnica, pode ser um estilo de vida, capaz de iluminar e alegrar o cotidiano, mostrar a beleza do mundo, permitir extravasar sentimentos, se tornar profissão. Em relação aos adolescentes é importante ser lúdico, incentivar, perceber o talento e falar de profissões é muito importante, e assim mostrar a eles diversas possibilidades para o futuro.