Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Eleições 2016

Cartórios eleitorais de MT concluem carga e lacra das urnas

Geral | 28 de Setembro de 2016 as 14h 44min
Fonte: Assessoria Tribunal Regional Eleitoral de MT

| Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

Os 60 cartórios eleitorais de Mato Grosso concluíram os trabalhos de carga e lacre das mais de 8 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste domingo (2 de outubro). Os dispositivos já estão preparados para o uso, com dados de eleitores e candidatos, bem como informações dos aplicativos e softwares necessários para a votação e apuração dos votos.

Neste momento está sendo finalizado o transporte das urnas das zonas eleitorais até os municípios que não são sedes de zonas eleitorais.

Após o término do transporte dos equipamentos, é realizada uma cerimônia de Conferência Visual, na qual é feito um teste para conferir o funcionamento das urnas e verificar a veracidade das informações que estão contidas nelas. Este evento, que é público, conta com a presença de autoridades convidadas como juiz eleitoral, representante do Ministério Público Eleitoral e representante de partidos políticos e da Ordem de Advogados do Brasil.

O transporte dessas urnas eletrônicas até os locais de votação é realizado na véspera ou até mesmo no dia do pleito eleitoral.

Das 8.061 urnas eletrônicas, 6.689 estarão em seções eleitorais, 1.304 de correspondências de contingência e 68 dispositivos estarão disponibilizados para a justificativa do voto.