Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Catadores fecham estrada de acesso ao lixão

Acesso só será liberado quando a prefeitura tomar uma providência quanto a fumaça do lixão

Geral | 07 de Dezembro de 2015 as 10h 46min
Fonte: Jamerson Miléski

Catadores de lixo bloquearam na manhã desta segunda-feira (7), a estrada Jacinta, em Sinop, que dá acesso ao Lixão Municipal. O protesto iniciou às 7h e por volta das 10h30 a Polícia Militar foi chamada para intervir. Os catadores, apoiados por moradores da região e empresários impedem a passagem de qualquer veículo carregado que pretenda acessar o depósito de lixo. A PM foi até o local e afirmou que não intervirá no protesto, que até o momento é pacífico.

A queixa dos catadores e moradores da região diz respeito à fumaça. Há praticamente 6 meses o lixão de Sinop registra constantes focos de incêndio. A espeça fumaça toma conta da localidade. Além do mau cheiro as pessoas tem dificuldade de respirar. “Nós não vamos liberar a estrada enquanto a prefeitura não passar uma posição definitiva, que resolva o problema do fogo no lixão”, revelou Claudemir Viana, representante dos catadores.

A equipe do GC Notícias esteve no local e constatou a situação dificultosa da população. Nas proximidades do Lixão, respirar é uma tarefa árdua. A fumaça irrita as mucosas e os olhos, mesmo com pouco tempo de exposição. O mau cheiro é indescritível.

Através da secretaria de Comunicação, a prefeitura informou que o Lixão já tem prazo para ser extinto, o que será uma solução definitiva. O município segue o cronograma firmado com o poder judiciário, que determinou um prazo para que a prefeitura destine todos os resíduos urbanos em um aterro sanitário legalizado – suspendendo com isso o depósito de lixo ao longo da Estrada Jacinta.

A licitação para coleta, transbordo e destinação final do lixo está em curso. As propostas de preço serão abertas na quinta-feira (10). Se tudo correr dentro do previsto, sem recursos judiciais por parte dos participantes, o serviço deve ser contratado antes do final de janeiro. Ou seja, em fevereiro o Lixão deixa de receber lixo.

O fim do Lixão irá custar para a prefeitura de Sinop R$ 17,2 milhões por ano. Aliás, para a prefeitura não. Quem irá pagar essa conta é a população, através da Taxa do Lixo. O valor será rateado entre os 130 mil habitantes de Sinop.