Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 27 de Abril de 2024

Menu

Iniciativa

CDL Sinop visita o Centro Socioeducativo de Sinop

Geral | 08 de Janeiro de 2016 as 17h 55min
Fonte: Daniela Melhorança

O presidente da CDL Sinop Luciano Chitolina e a gerente da entidade Vanusa Ires visitaram o Centro de Atendimento Socioeducativo de Sinop que passou por uma pequena reforma. A Gerente Regional do Centro, Claudia Queiroz, mostrou as dependências do Centro e os locais que foram reformados para que os menores internados possam sair para tomar banho de sol e fazer alguma atividade física, o que era impossível antes da reforma.

As obras do pátio ainda estão sendo feitas e só acontecem graças ao envolvimento da CDL Sinop que doou material e convidou as empresas Figueiras, Guarapari, Transterra, Inviolável e Eletronop a participarem também. “Sem estas empresas e sem a CDL esta reforma não seria possível então agradecemos a todos”, disse a Gerente Regional do Centro de Atendimento Socioeducativo de Sinop.

O Centro de Atendimento Socioeducativo de Sinop é um anexo da Cadeia Feminina localizada na Avenida das Figueiras, região central de Sinop. Atualmente 16 adolescentes em conflito com a lei estão internados divididos em três celas.  O Centro iniciou suas atividades de forma improvisada em agosto de 2013 para garantir que os casos de maior gravidade não ficassem sem punição. “Pela lei os adolescentes podem ficar até 3 anos internados mas como nossa estrutura aqui é muito precária as internações tem sido de no máximo 6 meses”, explica Claudia.

O Centro de Atendimento Socioeducativo deveria ter uma estrutura completamente diferente da atual, oferecendo aos jovens a possibilidade de se reabilitarem, tendo aulas do currículo normal de ensino e atividades físicas, assim como atendimento psicológico e assistencial. Com pouco espaço e uma estrutura sucateada o centro não consegue cumprir com toda sua missão e tem sido chamado de “puxadinho” até mesmo pelas autoridades, que lutam para melhorar esta realidade tentando trazer a Sinop uma obra completa de um Centro Socioeducativo e de uma Casa de Semiliberdade. “É muito triste vermos a realidade atual deste centro, da forma como está hoje dificilmente vamos recuperar estes adolescentes em conflito com a lei, não é de se espantar que a reincidência ultrapasse os 40%. Essa realidade precisa mudar e por isso ajudamos, quanto mais jovens saírem do mundo do crime melhor será para toda cidade”, explica o presidente da CDL Luciano Chitolina.

Constantemente o Centro precisa de apoio e as pessoas que quiserem ajudar fazendo doações podem ligar para (66) 3531 7637.