Brasil
Celular é equipamento mais usado para acessar a internet no Brasil
Principal finalidade da rede mundial de computadores para os brasileiros é enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos
Geral | 05 de Dezembro de 2019 as 09h 57min
Fonte: R7

Utilizado por mais de 122 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais em 2017, o aparelho celular é o equipamento preferido dos brasileiros para navegar na internet. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (5), pelo SIIS (Sistema de Informações e Indicadores Culturais), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na sequência, aparecem o microcomputador, utilizado por 39,5% (71,2 milhões) da população e os televisores, preferido por 11,6% (20,9 milhões). A utilização do tablete, por sua vez, é feita por 10% (18 milhões) dos brasileiros com mais de 10 anos.
De acordo com o levantamento, apesar do crescimento no uso da internet, o microcomputador perdeu espaço na casa dos brasileiros, sendo usado por 71,2 milhões em 2017, valor 3,5% inferior ao registrado no ano anterior.
No período de coleta, 78,2% das pessoas de 10 anos ou mais de idade possuíam um telefone celular para uso pessoal. O percentual foi maior para as mulheres (79,5%) em relação aos homens (76,9%). Também foi mais elevado o uso entre brancos (82,9%) em comparação a pretos ou pardos (74,6%).
No recorte por grupos de idade, observa-se que a posse de celular foi maior na população adulta (86,0%), de 30 a 59 anos, seguida da população jovem (84,1%), de 15 a 29 anos. Entre os idosos com mais de 60 anos o percentual cai para 63,5%.
Utilidade
Para a imensa maioria dos usuários da internet no Brasil (95,5%), a principal utilidade da rede é enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail.
Em segundo lugar, figuram as conversas por chamadas de voz ou vídeo, utilizadas por 83,8% dos usuários, com um incremento de 10,5 pontos percentuais desde 2016. Na sequência, aparece o uso para assistir a vídeos, séries e filmes (81,8%).
"Assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes foi mais utilizada, em 2017, por homens (82,9%) em relação a mulheres (80,8%), jovens em relação a adultos e idosos, e com maior proporção entre pessoas com ensino superior completo (86,7%)", revela o estudo.
Notícias dos Poderes
Faustão faz transplante de fígado e retransplante renal em SP
Apresentador está internado há mais de dois meses por infecção bacteriana aguda que leva à disfunção dos órgãos
07 de Agosto de 2025 as 22h29Record e TV Vila Real; evento une expertise regional com credibilidade nacional em MT
07 de Agosto de 2025 as 22h25Trabalhadores são resgatados em trabalho análogo à escravidão em obra de usina da 3tentos em MT
Ação foi deflagrada após um incêndio que destruiu o alojamento principal e foi causado por trabalhadores revoltados com as condições degradantes a que estavam submetidos
07 de Agosto de 2025 as 19h19Jornalista que tirou foto de Moraes fazendo gesto obsceno é demitido
Desligamento de fotógrafo não tem ligação com fato registrado pelo profissional, segundo ex-veículo de jornalista
07 de Agosto de 2025 as 19h16Justiça libera milhares de cabeças de gado de pecuarista acusado de megadesmate no Pantanal
08 de Agosto de 2025 as 07h20Conselheiro propõe destinação de R$ 200 mi à merenda escolar e agricultura familiar
07 de Agosto de 2025 as 18h58Sérgio Ricardo afirma que Indea trava desenvolvimento e defende 100% da merenda escolar com agricultura familiar
A declaração foi feita nesta quinta-feira (7), durante o 1º Encontro dos Conselhos de Alimentação Escolar da Região do Vale do Araguaia
07 de Agosto de 2025 as 18h56Menor Preço ajuda consumidores a economizar no presente do Dia dos Pais
Ferramenta está disponível pelo site e aplicativo do Nota MT
07 de Agosto de 2025 as 15h39