Bom dia, Terça Feira 17 de Outubro de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Cerca do Parque Florestal será reaproveitada em reversa

GC Notícias | 06/10/2017 16:50

Área foi uma das reservas que pegou fogo na seca deste ano

A área de preservação permanente R-2, localizada entre os bairros Jardim Paraíso 3, Celeste e Itaúbas, em Sinop, será cercada. A estrutura originalmente instalada no Parque Florestal será reaproveitada na reserva. Os palanques de madeira com arame foram substituídos por uma cerca com pilares de concreto e alambrado. A cerca nova do Parque Florestal foi custeada pela Sinop Energia, como uma das medidas de compensação pelos impactos ambientais e sociais provocados pela implantação da Usina Hidrelétrica no Rio Teles Pires.

Na tarde desta sexta-feira (06), um caminhão da prefeitura fez o transporte dos palanques de madeira retirados do Parque Florestal. Ainda na parte da manhã, um trator fez a perfuração do solo nos locais onde serão colocados os palanques.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Luciane Bertinatto, cercar a reserva é uma das primeiras medidas para prevenção as queimadas e recuperação da área. “Existe um termo de ajustamento de conduta sobre essa reserva para recuperação desta e de outras reservas de preservação permanente que fazem parte da área urbana de Sinop. Nesse momento vamos reaproveitar a cerca que foi retirada do Parque Florestal para fazer esse isolamento na R-2. Posteriormente faremos o plantio de mudas de árvores nativas, conforme o plano de recuperação”, revelou a secretária.

Assim como em anos anteriores, em 2017 a Reserva R-2 também foi atingida pelas queimadas. Um incêndio de grandes proporções foi registrado no mês de setembro, exigindo a atuação da Brigada de Combate a Incêndios para minimizar os danos. A cerca em torno da reserva acaba sendo um obstáculo a mais para que viola esses espaços, jogando lixo ou entrando com veículos.

Fonte: Jamerson Miléski