Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Forte chuva

Chuva forte alaga plantações em Mato Grosso

Lavouras estavam cultivadas com milho e milho pipoca, segundo sindicato.

Geral | 13 de Fevereiro de 2017 as 08h 40min
Fonte: André Jablonski

Chuva forte alagou plantações em Campo Novo do Parecis (MT) | (Foto: Giovana Velke/Sindicato Rural de Campo Novo

As fortes chuvas que atingiram a região de Campo Novo do Parecis, a 470 km de Sinop, destruíram propriedades rurais e alagaram plantações no município. Segundo o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, aproximadamente 400 hectares, entre diferentes fazendas, foram atingidos pela chuva. Somente quando a água baixar os produtores vão ter ideia do prejuízo e se será necessário plantar novamente as áreas.

A chuva nos últimos três dias alagou casas e ruas da cidade. Um levantamento prévio da prefeitura contabilizou que 900 famílias foram atingidas e forçadas a saírem das residências. No entanto, o número pode chegar a mil famílias, já que há registros de pessoas que não deixaram suas casas. A estimativa é que a chuva atingiu três mil pessoas em Campo Novo do Parecis. Equipes da Defesa Civil fazem o trabalho de contabilizar as vítimas e atendimento aos moradores.

No campo, fotos enviadas pela presidente do Sindicato Rural, Giovana Velke, mostram que as plantações viraram grandes lagos. As lavouras ficam em uma região de baixada e já estavam cultivadas com milho e milho pipoca. Os produtores ainda não sabem se vão ter que plantar novamente nas áreas.

Outra preocupação é com a colheita da soja. Os agricultores estão aflitos já que não para de chover e não conseguem retirar a soja, que começa a perder a qualidade no campo.