Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Calamidade

Chuvas e atoleiros em MT isolam três municípios e deixam 35 em alerta

Com estradas intransitáveis, alunos não vão à escola e alimentos não chegam.

Geral | 20 de Fevereiro de 2017 as 13h 01min
Fonte: G1 MT

Atoleiros deixaram moradores de São José do Xingu isolados | (Foto: Associação dos Municípios do Araguaia/ Divu

As chuvas intensas com alagamentos deixaram os municípios de Santa Terezinha, São José do Xingu e Santa Cruz do Xingu isolados e outros 35 em situação de alerta, segundo a Defesa Civil do estado. Destes, 34 estão localizados na região Araguaia. Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, é o único do estado, no entanto, que decretou situação de emergência e teve a condição reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional após uma tempestade que causou inundação. Com isso, deve receber recursos para se reerguer.

A Defesa Civil informou que os prefeitos dessas cidades já foram orientados sobre os procedimentos que devem adotar caso haja necessidade de decretar situação de emergência.

No Araguaia, a situação é mais crítica nos municípios de Santa Terezinha, Santa Cruz do Xingu e Confresa. Os moradores dessas cidades estão tendo dificuldades para transportar a soja produzida na região e conduzir os alunos da zona rural até a escola, pois as estradas estão com atoleiros.

Os moradores de Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu e Santa Terezinha estão isolados. Foram levados aterros e cabeceiras de pontes. Uma ponte sobre o Rio São João, em Novo Santo Antônio, chegou a ser levada pela água há cerca de duas semanas, segundo o diretor da Associação. "O governo fez o compromisso de consertar a ponte", afirmou.

Os três municípios cultivam soja e não estão conseguindo escoar a produção. "Tem uma lavoura de 450 hectares, mas só vão colhidas soja em apenas 150 hectares", exemplificou.

O acesso a Porto Alegre do Norte, a 1.143 km de Cuiabá, pelas estradas vicinas também está comprometido. "Nós estamos verificando os prejuízos causados pelas chuvas

Segundo a Defesa Civil, os prefeitos de Rio Branco, Salto do Céu, e Colniza também solicitaram uma visita de técnicos do órgão depois de registros de alagamento.