Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Cirurgia reconstrói cartilagem do joelho com colágeno de porco

Técnica cirúrgica inovadora foi realizada no Hospital Dois Pinheiros pela equipe Rene Abdalla

Geral | 20 de Outubro de 2015 as 16h 08min
Fonte: Redação com assessoria

O Hospital e Maternidade Dois Pinheiros e a equipe do Instituto Ortopédico Professor Rene Abdalla, de Sinop, são pioneiros no Brasil na realização de cirurgia do joelho utilizando a técnica Chondro-Gide, que consiste na indução de formação de tecido cartilaginoso por meio do uso de membrana de origem porcina com propriedades de formação de tecido. A membrana é elaborada a partir do colágeno sintetizado do porco e tem capacidade de se adequar sem rejeições no organismo humano. O método tem suas indicações precisas, principalmente em lesões de cartilagem de pacientes com até 50 anos de idade, desde que o problema que ocasionou o dano seja tratado.

O procedimento inovador é amplamente utilizado na Europa, tendo origem Suíça. No Brasil, o médico ortopedista Professor Dr. Rene Abdalla é precursor da técnica, como informa o médico ortopedista Dr. José Eduardo Eid. “Quando perdemos cartilagem não existe ainda uma forma de repor esse material, porém essa técnica auxilia na proliferação de matriz com potencial em tecido cartilaginoso da área danificada. É uma forma de promover a regeneração da cartilagem”, acrescenta o médico.

O primeiro mato-grossense a receber o material foi um jovem de 21 anos de idade, que sofreu um grave acidente de moto e teve o joelho lesionado devido ao impacto. “O paciente teve uma perda significativa de tecido condral. A técnica utiliza uma membrana, o Chondro-Gide, a qual moldamos no fêmur e na sequência é feita a sutura desse material na área lesionada. Nesse paciente, implantamos a membrana em ambos côndilos femorais e na patela. É um procedimento inovador, diferente e o Hospital Dois Pinheiros em parceria com a nossa equipe está sendo pioneiro no uso dessa técnica no Brasil”, destaca Eid.

Entre os benefícios se apresentam o fato de ser uma técnica cirúrgica de passo único para o tratamento de lesões na cartilagem e tem melhoria comprovada da função clínica, da satisfação do paciente e da redução da dor. “O paciente ganha alta no segundo dia após a cirurgia. A fisioterapia o ajudará na reabilitação e no retorno às atividades de vida diária”, complementa o médico.

A técnica é indicada em casos de lesões condrais e osteocondrais, defeitos traumáticos focais e em pacientes com idades variadas.

A cirurgia foi realizada no dia 10 de outubro, no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, pelos médicos ortopedistas Professor Dr. Rene Abdalla e Dr. José Eduardo Eid. “Provavelmente este é o primeiro procedimento usando essa técnica que foi realizado fora da cidade de São Paulo. Isso demonstra que a medicina de ponta não está exclusivamente nos grandes centros. O Hospital Dois Pinheiros reforça novamente seu pioneirismo e interesse em desenvolver uma medicina de qualidade e trazer à população o que a medicina do mundo oferece de mais moderno e eficaz”, ressalta Abdalla.