Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Pesca

Com apreensão de mais de 7 t de pescado, piracema termina em MT

Medida vale para as bacias Araguaia, Amazônica e Araguaia-Tocantins

Geral | 01 de Fevereiro de 2017 as 08h 58min
Fonte: André Jablonski

Início do período proibitivo da piracema foi antecipado de novembro para outubro nos rios de MT | (Foto: Maria Anffe / GCom-MT)

A piracema terminou nessa terça-feira (31) nos rios das três bacias hidrográficas de Mato Grosso (Araguaia, Amazônica e Araguaia-Tocantins). A medida vale também para as margens dos rios que ficam na divisa com outros estados. Balanço parcial da Secretaria de Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental diz que foram apreendidas sete toneladas de pescado irregular entre os dias 1º de outubro de 2016, início do período de defeso, e o dia 20 de janeiro de 2017.

O valor total das multas aplicadas no período é superior a R$ 563 mil.

Dessas 7 toneladas apreendidas, 1,6 mil kg foram capturados pela equipe de fiscalização da Sema e 5,4 mil kg pela Polícia Ambiental. No período, foram abordadas e orientadas 15.590 pessoas, vistoriados 2.314 veículos e 38 embarcações.

Também foram aplicados 185 autos de infração envolvendo produtos proibidos, como rede (382), tarrafa (131), barco (71), vara de pescar (103), molinete (123), motor de popa (2), freezer (2) e espinhel (159).

Até 2015, a piracema em Mato Grosso ocorria entre novembro e fevereiro. Mas, após notificação recomendatória do Ministério Público do Estado, instituições que compõem o Cepesca (Conselho Estadual de Pesca) fizeram estudos que apontaram a necessidade de mudança do período de defeso por causa do comportamento reprodutivo dos peixes.

Conforme a pesquisa, cerca de 75% dos peixes dos rios de Mato Grosso iniciam a fase de ovulação em outubro e, em média, 40% terminam esse período em janeiro.