Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Na espera

Com cirrose hepática, ex-governador de MT tenta transplante de fígado

Júlio Campos (DEM) sofre com a doença há aproximadamente 25 anos

Geral | 27 de Fevereiro de 2017 as 13h 31min
Fonte: G1 MT

Ex-governador de MT, Júlio Campos sofre de cirrose hepática | (Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados)

O ex-governador de Mato Grosso, Júlio Campos (DEM), deve viajar na semana que vem para o Ceará, estado onde se inscreveu na fila de espera por um transplante de fígado. Atualmente com 70 anos, ele luta há aproximadamente 25 anos contra a cirrose hepática. Em entrevista ao G1, o ex-deputado federal, ex-senador e ex-prefeito de Várzea Grande, na região metropolitana, contou que precisa fazer a cirurgia enquanto a saúde ainda permite.

"Os exames médicos mostram que a doença vai piorando e afetando o fígado cada dia mais. Pode até virar câncer. Preciso fazer o transplante enquanto ainda estou com condições físicas para isso", disse.

Júlio Campos contou que já estava na fila de espera por transplante no estado de São Paulo há, pelo menos, dois anos. Por causa da demora, ele começou a procurar outros lugares para tentar o transplante, inclusive no exterior. Foi quando soube que no Ceará a espera poderia ser bem menor. O ex-governador inscreveu-se 15 dias atrás e já está entre os 10 primeiros da fila.

"O Ceará tem boa referência em tecnologia, é um dos melhores estados do Brasil para esse tipo de cirurgia", afirmou.

Caso Campos consiga um fígado para o transplante, a operação deverá ser feita pela rede privada. Segundo os médicos lhe informaram, ele deverá ficar aproximadamente três meses na capital cearense depois da cirurgia, a fim de ter acompanhamento para ver como o corpo irá reagir ao órgão transplantado.

O ex-governador disse estar otimista em relação à chance de fazer o transplante. "Estamos animados. Que dê certo, se Deus quiser e, daqui a 3 meses, estaremos de volta para continuar a cuidar dos netos, porque os filhos já estão criados", afirmou.