Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 27 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Com crescimento de 11,2%, MT foi o estado que teve a maior alta do PIB em 2017

Dados divulgados pelo governo apontam desempenho acima da economia nacional.

Geral | 21 de Maio de 2018 as 08h 59min
Fonte: G1 MT

MT é o estado que teve a maior alta do PIB em 2017 |

Mato Grosso foi o estado que teve a maior alta do Produto Interno Bruto (PIB) acumulado no ano de 2017, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan-MT). O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas no estado.

De acordo com a pasta, o PIB do estado cresceu 11,2% no ano passado, desempenho acima da economia nacional, que foi de 1%.

Entre os setores que mais tiveram impacto na economia em Mato Grosso nos últimos três meses do ano passado estão a agropecuária, que teve queda de 7,9% por cento, mas registrou crescimento acumulado em relação ao ano anterior, a indústria (6,7%) e serviços (3,7%).

Os dados apontam, ainda, que a arrecadação do Imposto sobre Cirulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cresceu 7,3% e a receita total, 5,2%, enquanto a despesa corrente do estado subiu 11,4% e o gasto com pessoal, 12,9 %.

Desempenho dos setores

Apesar da queda observada no setor agropecuário, influenciada pela produção de bovinos e aves, a atividade registrou um crescimento acumulado de 47% em relação ao ano anterior, impulsionado pela produção agrícola, em especial de soja; pela recuperação da produção de milho e boa participação do algodão no cenário nacional.

Já o resultado do desempenho do setor da indústria é resultado principalmente da indústria de alimentos que processa a produção agrícola regional. Dentro deste setor, a construção civil registrou, pelo terceiro ano consecutivo, queda de desempenho.

O último trimestre do setor de serviços, por sua vez, foi baseado principalmente nos desempenhos positivos do comércio e dos serviços de transporte, inerentes à escoação da produção agropecuária, após dois anos de resultados negativos.