Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Iniciativa

Com teatro, MPE alerta crianças e adolescentes sobre a violência sexual

O tema violência sexual infantil está sendo abordado nas escolas através de uma peça de teatro

Geral | 09 de Setembro de 2016 as 16h 16min
Fonte: Redação

O Ministério Público de Mato Grosso está utilizando uma ferramenta lúdica para tratar de um dos assuntos mais complexos da sociedade: a violência sexual infantil. Cerca de 40 escolas de Cuiabá deverão receber até o final do mês a peça “Inocentes Pétalas Roubadas” apresentada pelo grupo de teatro Vostraz. O projeto é de iniciativa das Procuradorias Especializadas na Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público e da Criança e do Adolescente. A expectativa é de que a iniciativa seja expandida par ao restante do Estado.

Na encenação, que dura aproximadamente 40 minutos, artistas alertam crianças e adolescentes em bairros periféricos de Cuiabá sobre a prevenção ao abuso sexual infantojuvenil.

O projeto prevê exibições em até três escolas por semana, de terça a quinta-feira. Após a apresentação, os professores trabalharão o tema em sala de aula e as crianças e adolescentes serão estimulados a elaborarem redação sobre o assunto. De acordo com a procuradora de Justiça e coordenadora do projeto Eliana Cicero de Sá Maranhão Ayres, a violência as vezes pode ocorrer dentro de casa e as crianças precisam aprender a distinguir entre um abraço paternal e um toque com conotação sexual.

Para o procurador-geral de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, a peça conseguiu de forma lúdica usando linguagem de fácil entendimento para crianças e adolescentes reproduzir a triste realidade vivenciada por muitos. De acordo com Prado, com a apresentação da peça o Ministério Público pretende por meio da arte e da cultura fornecer orientações dos direitos fundamentais, efetivando dessa forma a educação.

De acordo com a diretora da escola, Márcia Rozane Bauemaster, os casos de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes refletem diretamente no comportamento dos alunos, aqueles que são vítimas, reproduzem a agressão de forma rebelde ou maliciosa repetidamente. Para educadora, o projeto do MPE proporcionará aos alunos que eles se vejam na história teatral e que tenham informações de onde, e a quem recorrer.

 

História fictícia de todos os dias

A peça é protagonizada pela personagem Rosinha, uma criança que sofre abusos do seu tio. No enredo, a personagem vive o dilema de ser assediada constantemente sem poder contar para seus pais. O tio ameaça fazer mal também aos familiares de Rosinha. O diálogo da peça estimula que Rosinha converse sim com seus pais e que peça ajuda para as autoridades competentes, ao menor sinal de que foi abusada. O tio, acaba sendo preso e punido, colocando fim a sequencia de abusos.