Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Comando da Aeronáutica confirma vistoria de homologação no aeroporto

Avaliação dos equipamentos que compõem o EPTA será entre os dias 5 e 7 de setembro

Geral | 25 de Agosto de 2017 as 10h 11min
Fonte: Assessoria

 

O Comando da Aeronáutica, vinculado ao Ministério da Defesa, confirmou para o mês de setembro a vistoria de homologação técnico-operacional da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). O ofício assinado pelo chefe de divisão de operações, tenente-coronel aviador Sérgio Roberto Rodrigues Silva, foi encaminhado à prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), nessa semana.

Conforme o documento, o Cindacta IV, de Manaus, irá enviar uma equipe técnica formada por cinco militares que farão a vistoria técnico-operacional na EPTA categoria “A”, entre os dias 5 e 7 de setembro, no Aeroporto Municipal Presidente João Batista Figueiredo. “Esse é mais um marco desse nosso empenho em melhorar as condições de pousos e decolagens em nosso aeroporto. Estamos felizes por essa notícia de que será feita a vistoria técnica e vamos continuar trabalhando, porque essa é uma primeira etapa, também temos as ações e todo um esforço coletivo envolvendo também as entidades para a certificação IFR”, comemorou a secretária Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann.

Além da EPTA e dos PAPI’s (Indicador de Precisão de Trajetória de Aproximação), a Prefeitura tem trabalhado nas etapas de certificação, começando pelo desenvolvimento da RNAV (Area Navigation), que é um método de navegação que aperfeiçoa a operação de aeronaves em condições de baixa visibilidade.

O RNAV funciona como uma carta de voo com uma rota de aproximação do aeroporto traçada, lida com sinal de GPS, que guia o piloto para o procedimento de pouso em condições pouco favoráveis. "Esse procedimento é importante, porque facilitará e dará segurança aos pilotos no momento do pouso, sendo um componente da certificação IFR", explicou Ivete.

Todas as ações envolvendo o aeroporto municipal foram desenvolvidas em conjunto com a União das Entidades de Sinop (Unesin – formada por 25 entidades). Uma comissão com 5 representantes acompanha todo o processo, por meio da consultoria da empresa Phenix AirPort Management, representada pelo comandante Clayrton Hammer, contratada pelas entidades, e que faz os trabalhos de assessoria e consultoria.