Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Comentário de Facebook com ameaça aos médicos da UPA vira caso de Polícia

Secretaria de Saúde de Sinop registrou um Boletim de Ocorrência por injúria e ameaça na rede social

Geral | 23 de Outubro de 2015 as 11h 02min
Fonte: Jamerson Miléski

“O negócio é ir armado lá, daí quero ver se eles não atendem”. Esse foi o comentário postado em um perfil pessoal do Facebook, que fez o secretário de Saúde de Sinop, Manoelito Rodrigues, procurar a delegacia de polícia. A frase foi postada por Marcos Kubiça que comentava uma publicação em que uma pessoa reclamava do atendimento que recebeu na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), de Sinop. Para o secretário isso foi uma incitação a violência, sugerindo que as pessoas precisem ir armadas para a unidade, ameaçando a vida dos profissionais de saúde.

O fato ocorreu no dia 17 de outubro, mas Manoelito só tomou conhecimento na terça-feira (20), através de alguns funcionários da saúde que lhe transmitiram a publicação. Na quarta-feira (21), o secretário de Saúde procurou a delegacia de polícia para registrar um Boletim de Ocorrência.

Além da ameaça feita por Marcos Kubiça, foi registrado no B.O os crimes de Injúria e Difamação contra a Unidade de Saúde cometidos por Marcelo Henrique. Conforme o Boletim, Marcelo postou na sua página do Facebook que “os médicos e enfermeiros deveriam ter mais vergonha na cara”, que os profissionais da saúde são “um bando de zé ruela, bostas, irresponsáveis”. Kubiça também comentou essa postagem fazendo mais uma ameaça: “Tem que entrar na UPA e dar tiros nos médicos”.

Essa não é a primeira vez que a secretaria de Saúde toma conhecimento de injúrias e incitação à violência promovidas através das redes sociais. Segundo Manoelito, tal comportamento aumenta ainda mais os níveis de estresse dos profissionais de saúde, que já vivem no limite da exaustão devido a responsabilidade que suas atividades exigem. Para o secretário, multiplicar o ódio contra as estruturas ou as pessoas que fazem saúde pública é fomentar uma possível tragédia. “As pessoas chegam na UPA com dor, sofrendo, acidentadas, muitas vezes desesperadas, sozinhas ou acompanhadas. Todos os profissionais que lá estão irão se esforçar para dar o melhor atendimento para cada pessoa, pensando em todos que aguardam e gerenciando as limitações de estrutura e equipe, de acordo com as demandas. Uma pessoa com raiva, ou mesmo predisposta a forçar de alguma forma para ser atendido prioritariamente, desmonta toda essa organização dos procedimentos médicos, desestabiliza a equipe e prejudica as demais pessoas”, explica Manoelito.

Por isso incitações de violência e ódio contra os serviços de saúde pública serão denunciados. Queixas e reclamações envolvendo as unidades de saúde de Sinop devem ser feitas na secretaria de Saúde, pelo telefone 3520-7225 ou pela Ouvidoria da Prefeitura 0800-647-3310.