Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Comércio pode “furar” dois feriados em novembro

CDL orienta lojistas de Sinop sobre como proceder com as datas deste mês

Geral | 31 de Outubro de 2017 as 09h 03min
Fonte: Redação com Assessoria

 

Novembro começa com o feriado nacional de Finados, dia 02 de novembro, quinta-feira. O mês conta ainda com mais dois feriados: dia 15, uma quarta-feira, feriado nacional da Proclamação da República; e dia 20, uma segunda-feira, feriado estadual do dia da Consciência Negra.

De acordo com a Lei Federal nº 11.603/2007, fica a critério do dono de cada estabelecimento comercial abrir ou não as lojas nos feriados. É o que explica a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Sinop). Conforme a entidade, a lei vale para todos os feriados do ano (municipais, estaduais e federais), menos nos feriados civis e religiosos de: 1º de janeiro; Sexta-feira Santa; 01 de maio (dia do Trabalhador); 02 de novembro (dia de finados) e 25 de dezembro (Natal).

Ou seja, os comerciantes não poderão abrir as portas no dia 2 de novembro. No entanto, nos dias 15 e 20 de novembro podem trabalhar normalmente, desde que respeite a convenção trabalhista firmada entre lojistas e colaboradores, representados pelo SINTRACOM (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio). A convenção estabelece que os lojistas que quiserem abrir suas portas no feriado devem comunicar seus colaboradores, pagar a hora dobrada e depois compensar o funcionário com uma folga no prazo de 30 dias. “Além disso, é importante informar a prefeitura municipal que a empresa vai funcionar no feriado e pegar alvará especial”, explica o presidente da CDL Sinop Marcio Kreibich. “Abrir no feriado é uma opção. Cabe a cada um avaliar o histórico de movimento de sua empresa para saber se vale a pena abrir ou não”, completa Marcio.

Cada segmento comercial pertence a um sindicato diferente e trabalhar ou não nos feriados passa também pelas convenções trabalhistas. Por isso para ter uma segurança maior, a CDL recomenda que cada empresa consulte o sindicato correspondente a sua atividade antes de decidir pelo trabalho no feriado.

A CDL Sinop estará fechada para atendimento ao público nos três feriados de novembro, mas o empresário que desejar fazer consultas pode utilizar o site ou ligar no celular de plantão (66) 99677-0139.

Outra opção é utilizar a URA – UNIDADE DE RESPOSTA AUDÍVEL, um serviço em que o lojista liga para 0800 724 2030, digita seu código, senha e o CPF a ser consultado para obter a resposta vocalizada automaticamente.