Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Limites territoriais

Comissão conclui segundo bloco de visitas técnicas a municípios

A viagem durou 16 dias para que os técnicos identificassem as inconsistências territoriais de cada l

Geral | 17 de Agosto de 2015 as 15h 26min
Fonte: Fonte: Assessoria

| Foto: Assessoria

Os técnicos da Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) realizaram dos dias 20 de julho a quatro de agosto visitas técnicas em 16 cidades para a apresentação da Proposta de Atualização das Divisas Intermunicipais do Estado de Mato Grosso. Esta ação faz parte do segundo bloco de municípios estudados pela Comissão.

O deputado Ondanir Bortolini (PR), Nininho, é presidente da Comissão e acredita que é de extrema importância ouvir a população. “O nosso objetivo maior com estes estudos é aproximar ainda mais os trabalhos da comissão, aos pleitos e reivindicações da população de cada município, pois é ela que vai saber o que é melhor para sua cidade”, destacou Nininho.

Segundo a bióloga e técnica representante responsável pela Comissão da AL, Cidirlene Cunha, a metodologia dessas viagens de campo têm o objetivo de identificar as inconsistências territoriais dos municípios, proporcionando material necessário para a segunda fase do bloco que são as oficinas de trabalho. “As oficinas deste bloco acontecerão em setembro e outubro e irão abranger todos os municípios visitados do segundo bloco”.

Durante a viagem de campo, o gerente da Divisão Territorial Nacional do IBGE, o engenheiro José Henrique da Silva se juntou à equipe para contribuir com os estudos. “Foi de grande importância a contribuição do engenheiro do IBGE, pois fortaleceu nosso trabalho e enriqueceu o projeto, lembrando que Mato Grosso é o quarto estado a realizar esse trabalho, antecedido apenas por Santa Catarina, Acre e Bahia”, frisou Cidirlene.

Os municípios visitados foram: Poconé, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Diamantino, Cáceres, Barra do Bugres, Alto Paraguai, Paranatinga, Primavera do Leste, Campo Verde, Nova Mutum, Porto Estrela, Santa Rita do Trivelato, Poxoréu e Santo Antônio do Leste.

A equipe da Comissão já está de partida novamente. Desta vez serão 21 municípios visitados no terceiro bloco, são eles: Jaciara, Dom Aquino, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Rondonópolis, Itiquira, Pedra Preta, São José do Povo, Guiratinga, Tesouro, Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Araguaiana e General Carneiro.