Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

CPI dos Frigoríficos

Comissão realiza oitivas sobre formação de preço da arroba do boi em MT

Geral | 06 de Junho de 2016 as 16h 07min
Fonte: Assessoria

| Foto: Assessoria

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos realiza amanhã (07) às 9h na AL/MT oitivas com o diretor executivo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), Daniel Latorraca, e com o Professor do Depto de Economia, Administração e Sociologia, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada de São Paulo (CEPEA), Sérgio de Zen. 

O objetivo destas oitivas é levantar dados sobre o a formação de preços da arroba do boi gordo em Mato Grosso e os reflexos no fechamento das plantas frigoríficas na pecuária.

Segundo o presidente da CPI, deputado Ondanir Bortolini, Nininho, os frigoríficos praticam um preço desvalorizado da arroba do boi. “A desvalorização da carne mato-grossense é um reflexo de uma atividade ilícita chamada monopólio. Com o fechamento dessas 21 plantas frigoríficas, fica quase impossível para o produtor ter competitividade na hora de vender seu boi. Hoje, o valor da arroba está inferior em mais de 18% se comparado a outros estados como São Paulo. Há um tempo essa diferença não passava de 8%”, afirmou.

“Queremos um equilíbrio que fique bom para produtores, frigoríficos e sociedade em geral, empregando mais pais de famílias e não causando desemprego, como está acontecendo agora”, reforçou Nininho.

 

CPI

A Comissão tem como objeto investigar e apurar possível formação de cartel dos frigoríficos de Mato Grosso, bem como, o atendimento das obrigações impostas nos Termos de Compromisso firmados pelas empresas com o Poder Público para a concessão de financiamentos e incentivos fiscais.