Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Ciência

Computação gráfica 3D será tema de palestra na Embrapa em Brasília

Designer que reconstruiu a face de Santo Antônio vai abordar o impacto da tecnologia

Geral | 25 de Junho de 2015 as 09h 26min
Fonte: Fernanda Diniz

O designer gráfico Cícero Moraes, que ficou conhecido pela reconstrução facial de Santo Antônio a partir de seu crânio em 2014, vai apresentar palestra na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Embrapa situada em Brasília, DF, nesta sexta-feira (26) às 9 horas. Na palestra, intitulada "Face a face com o passado: revivendo hominídeos e personalidades históricas com a computação gráfica 3D", ele falará sobre seus estudos de reconstrução facial voltados à evolução humana, utilizando a técnica de deformação anatômica. Vai abordar também as possibilidades de utilização dessa tecnologia de ponta em prol da pesquisa agropecuária. A palestra é aberta ao público e a entrada é franca.

Cícero Moraes é designer 3D conhecido por suas reconstruções faciais digitais voltadas à arqueologia. Formado em Marketing e pós-graduado em Metodologia da Educação Superior, recebeu a Comenda Colonizador Enio Pipino, na cidade de Sinop-MT, em 2014, pela reconstrução das faces de Santo Antônio de Pádua, do poeta Francesco Petrarca e do cientista Gianbattista Morgagni. Os rostos recriados foram apresentados na mostra "FACCE, i molti volti dela storia umana" (FACE, os muitos vultos da história humana), em Pádua, Itália.

Na palestra na Embrapa, o designer vai mostrar que é possível reconstruir a face de um indivíduo, tendo como única informação o seu crânio. Segundo ele, a técnica de reconstrução digital possibilita o acesso à estrutura facial de uma pessoa, "trazendo novamente o brilho da vida em seu olhar", ressalta. Cícero discorrerá também acerca das técnicas de reconstrução tridimensional de tomografias utilizando o software livre brasileiro InVesalius, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Muito usada no campo forense para auxiliar na identificação de corpos e documentação de cenas de crimes, a técnica de reconstrução facial por computação gráfica 3D pode ser aplicada também na arqueologia e na antropologia, revelando os rostos de pessoas e hominídeos que participaram da história humana ao longo de milhões de anos. "Mais do que apenas "reviver" indivíduos, esse campo de conhecimentos tem contribuído solidamente para o desenvolvimento de outras áreas, como a cirurgia ortognática e a cirurgia plástica, além da confecção de próteses para seres humanos e animais", complementa Moraes.

Depois da agenda em Brasília, o designer, que também é vice-coordenador da Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal (Ebrafol), segue para Lima, onde vai realizar a exumação de três santos peruanos, cujos crânios fornecerão bases para futuras reconstruções.

A palestra será no auditório Assis Roberto De Bem da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação Biológica – PqEB, final Av. W5 Norte) às 9 horas. A palestra é aberta ao público e a entrada é franca. Mais informações sobre o palestrante no site www.ciceromoraes.com.br.