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Como vai ser?

Concessionária fecha acessos à BR-163 em Sinop

Vereadores pedem resposta da Rota do Oeste e dizem que ação prejudica o comércio local

Geral | 27 de Outubro de 2015 as 17h 58min
Fonte: Jamerson Miléski

Sinop comemorou a concessão da BR-163 para a iniciativa privada. Lideranças, inclusive o prefeito da cidade, Juarez Costa, também festejaram o fato da rodovia não ser deslocada do perímetro urbano – o que ocorreu em Jaciara e Rondonópolis. Mas a pretensão de ter a BR-163 funcionando como uma espécie de “Avenida” não faz parte dos planos da concessionária Rota do Oeste.

Há cerca de um mês a empresa vem fechando diversos acessos à rodovia. O mais recente foi a conexão da BR-163 com a Avenida das Palmeiras, em frente ao Posto Trevão, onde 2 das 4 pistas foram extintas. Também foram bloqueados acessos no São Cristóvão, próximo ao Machado Supercenter e perto do viaduto central.

Há duas semanas os vereadores de Sinop vem criticando a concessionária pela ação. Na sessão desta segunda-feira (27), foi lido o oficio de resposta da empresa. Na sessão anterior os vereadores solicitaram informações das passarelas que serão instaladas na rodovia. Duas, respondeu a Rota do Oeste, uma no km 821 e outra no km 840. “Passarela é importante, mas limitada, apenas para pedestre. A concessionária está fechando os acessos e a classe empresarial está pagando um preço alto por isso”, comentou o vereador Julio Dias (PT). Roger Schallemberger (PR) citou o fechamento do acesso na Avenida das Palmeiras. “Não sabemos onde serão os viadutos que a empresa irá fazer em Sinop”, completou.

Julio, Roger e também o vereador Hedvaldo Costa (PSB), cobraram a presença do representante da Rota do Oeste na Câmara para apresentar o projeto da passagem urbana da BR-163 que será desenvolvido pela concessionária. A crítica dos vereadores é que não há informações de que obras serão feitas, onde serão os cruzamentos que conectarão a parte leste e oeste de Sinop, ou mesmo quando essas estruturas serão implementadas.

O GC Notícias tem as informações, obtidas a partir do contrato de concessão firmado pelo DNIT com a Odebrecht, detentora dos direitos de exploração da rodovia pelos próximos 30 anos.

 

Como será a BR-163 em Sinop?

A concessão compreende o trecho entre Sinop e Itiquira, no Sul do Estado. São 850km que cortam 19 municípios que terão suas passagens urbanas reestruturadas. No cronograma da Rota do Oeste, empresa fundada pela Odebrecht para administrar a concessão da rodovia, Sinop foi deixada para segunda etapa. Enquanto as estruturas de engenharia já estão sendo implantadas em Rondonópolis, no Sul do Estado, na ponta norte da concessão as obras significativas só devem começar em 2018.

Segundo o diretor da Rota do Oeste, Fábio Abritta, está previsto no Plano de Concessão a construção de 5 dispositivos de transposição, tipo trevos ou viadutos, ao longo dos 32 quilômetros de perímetro urbano de Sinop. Todas estas obras estarão prontas até 2019.

A reestruturação começa no Alto da Glória (km 821,6), onde será construído um viaduto. As perimetrais paralelas a BR-163 serão estendidas até a entrada do bairro, ligando ao viaduto que será erguido no ponto mais ao Sul.

Seguindo no sentido Norte, a Rota do Oeste instalará um dispositivo tipo Diamante (uma espécie de viaduto com duas saídas da rodovia), no entroncamento com a MT-140 (Km 832,2), resolvendo o problema do acesso à estrada de acesso a Santa Carmem e preparando para o fluxo futuro de veículos, esperado com a construção de 3 mil apartamentos as margens da MT-140.

No projeto da Rota do Oeste está a construção de outro viaduto no entroncamento com a Avenida dos Flamboyants (km 834,7). A secretaria de Trânsito de Sinop pretende deslocar essa estrutura para a Avenida dos Tarumãs, que terá seu prolongamento futuro até a Avenida da Integração, nos fundos da UFMT.

Na conexão com a MT-423 (Km 839,8), que dá acesso ao município de Cláudia, está projetado um dispositivo tipo “Corneta”. Trata-se de um trevo estendido que permite a saída e entrada de veículos da BR-163.

Na junção com a MT-220 (km 855) está projetado o último e maior de todos os viadutos, corrigindo um dos trechos mais perigosos da BR-163 na área urbana de Sinop.

Além dos viadutos estão previstas no cronograma de obras da Rota do Oeste 2 passarelas. Elas estão posicionadas em frente a escola do Alto da Glória (km 821), e em frente a Escola Uilibaldo, no km 840. As passarelas são dispositivos exclusivos para travessia de pedestres. Segundo o diretor da Rota do Oeste a construção das passarelas será adiantada e a previsão de entrega é para dezembro de 2015.

Abritta já havia anunciado em junho desse ano, em entrevista ao GC Notícias, que a maioria dos pontos de acesso à BR-163 e de retorno seriam removidos. O plano da concessionária é tirar a característica de “rua” e fazer da rodovia um corredor. A BR-163 até terá algumas saídas. Conforme Abritta, serão instalados os dispositivos “agulhas” que são pistas de mão única posicionadas a direita da rodovia e que dão acesso as perimetrais. A Rota do Oeste também irá erguer uma barreira dividindo as duas pistas da BR-163, estilo “guard rail”. Ou seja, entrar na rodovia ou cruzar de um lado para o outro da BR, só nos viadutos. “Pode até causar certa resistência no início, mas esses dispositivos irão reduzir consideravelmente o número de acidentes e principalmente de vítimas fatais no perímetro urbano de Sinop”, garante o diretor da Rota do Oeste.

Outra mudança será no fluxo das perimetrais. A Rua Colonizador Ênio Pipino e a Rua João Pedro Moreira de Carvalho, que ficam paralelas a BR, serão transformadas em mão única: uma seguirá apenas no sentido Norte e outra apenas para o Sul.

 

Buscando mais

O “pacote” oferecido pela Odebrecht não foi visto como suficiente para administração do município. Desde março de 2015, o prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), busca ampliar os pontos de retorno e transposição da rodovia. Mas para isso é preciso convencer a ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres).

O que o município, através da secretaria de Trânsito, pretende é convencer a ANTT que Sinop precisa de mais passagens – já que a cidade é cortada pela BR-163, e ampliação das marginais. “Vários municípios estão pleiteando ampliações nas estruturas dos seus perímetros urbanos. Qualquer coisa que vá além do que está previsto no contrato de concessão terá que passar pela avaliação da ANTT, ser aprovado e aditivado no contrato”, comentou o diretor da Rota do Oeste. Qualquer estrutura “extra” impactará no aumento da tarifa de pedágio.

Segundo a secretária de Trânsito de Sinop, Ivete Mallmann, a prefeitura concentra seus pedidos em duas frentes: ampliação das marginais (paralelas a BR-163) até o Camping Club, e instalação de mais dispositivos para transposição das rodovias. “Serão 5 novos dispositivos, tipo viaduto ou trevo. O que queremos é que sejam 10. Da forma que está, existe ponto de retorno com um intervalo de 10km. É muito se pensarmos que temos novos loteamentos saindo ao longo da rodovia e que essas pessoas terão que se locomover pela rodovia todos os dias”, justificou Ivete.

Antes da concessionária assumir, Sinop possuía entre a Perimetral Norte e o Grande São Cristóvão 15 pontos de acesso à BR-163 a partir das ruas paralelas. Quando a Rota do Oeste concluir a sua intervenção serão apenas 5 mais os dois viadutos já existentes – além dos dispositivos “tipo agulha” que a concessionária não informou quantos serão.