Logística
Conclusão da BR-163 é prioridade para o Governo Federal
Novo ministro dos Transportes diz que não faltam recursos
Geral | 05 de Fevereiro de 2015 as 17h 20min
Fonte: Redação
Concluir o eixo logístico para o Norte, através da BR-163, é prioridade para o Governo Federal. Foi o que afirmou o novo ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, durante reunião realizada na quarta (4), em Brasília, com o senador Blairo Maggi (PSD), diretores de multinacionais armazenadoras de grãos e do agronegócio. “Há previsibilidade de recursos para 2015”, afirmou o ministro.
Da divisa de Mato Grosso até Santarém, marco zero da rodovia, são1.012 km. Cerca de 260 km não estão pavimentados. Até Miritituba, distrito à margem direita do Rio Tapajós, que deve concentrar a maior parte dos embarques de grãos via frete fluvial, ainda faltam 136 km para pavimentar.
O diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Guilherme Melo, reforçou a necessidade mais 7 pontes. Duas delas na BR-230, no Pará.
Foco no grão
De acordo com o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Ricardo Tomczyk, o governo gasta cerca de R$ 400 a R$ 600 milhões anuais em subsídios agrícolas para o Estado. Tal montante deve-se a falta de competitividade do setor. Com a infraestrutura logística adequada essa conta seria zerada. “Tenho acompanhado essa questão desde que fui para Mato Grosso, e essa estrada é um desejo e uma necessidade muito antiga. Depois de muito esforço, conseguimos as licenças, e pudemos colocar as obras para andar. As empresas aqui presentes têm capacidade para transportar 4 milhões de toneladas, mas a estrada não está pronta. Isso tem tirado a competitividade dos agricultores e colocado as empresas em situações de assumirem riscos que não são delas. E tudo isso tem trazido muita falta de tranquilidade para o setor”, explicou Blairo.
A pavimentação da BR-163 rumo ao norte iniciou em 2010.
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