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Seguros

Confederação Nacional e Procon promovem encontro em Mato Grosso

Geral | 18 de Agosto de 2015 as 09h 29min
Fonte: Fonte: Solange Wollenhaupt - Assessoria

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) realizou, na quinta e sexta-feira (13 e 14.08), o 1º Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros. O evento, que aconteceu no Hotel Taiamã, em Cuiabá, reuniu representantes da confederação, seguradoras, Procon Estadual e Procons Municipais de Mato Grosso.

Conforme a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, o objetivo é aproximar seguradoras e órgãos de defesa do consumidor e trocar experiências para melhorar os serviços de prestação de seguros, não só em Mato Grosso, mas de todo o país. “O colóquio é piloto no Brasil. Nossa intenção é buscar alternativas conjuntas para harmonizar os conflitos entre seguradoras e beneficiários. Infelizmente, a informação ainda não chega de forma clara para os consumidores”, explicou Gisela, salientando que por esse motivo muitos problemas que poderiam ser facilmente resolvidos direto pelos canais de atendimento acabam nos Procons e no consumidor.gov.br.

A superintendente de relações com o mercado, Maria Elena Bidino, disse que a CNseg, da mesma forma que os Procons, também se preocupa com os consumidores. Para aprimorar os serviços prestados, representantes das seguradoras têm se reunido regularmente. “O mercado segurador quer se aproximar dos Procons para conhecer os problemas e agilizar respostas. Saímos do encontro com uma série de lições. Vamos analisar as sugestões recebidas e construir um canal de diálogo. O colóquio será realizado em outros estados, em parceria com outros Procons”.

O evento iniciou na quinta-feira, com apresentação da CNseg sobre os fundamentos do seguro e do mercado segurador brasileiro. Após, foram apresentados os procedimentos de atendimento aos Procons pelas seguradoras e discutidos os temas seguro automóvel, seguro de garantia estendida e seguro de celular. No segundo dia do evento, de responsabilidade do órgão de defesa do consumidor, foram apresentadas as competências e funções dos Procons; formas de atendimento aos consumidores; e principais problemas na área de seguros. Também foram analisadas as principais demandas com relação ao Serviço Atendimento ao Consumidor e apresentadas sugestões para solucionar os problemas com o SAC.

Dentre as propostas dos Procons, segundo o gerente de Fiscalização, Ivo Vinícius Firmo, destacam-se facilitar o acesso de informações sobre números do SAC; fornecer o número de protocolo no início da ligação; entregar cópia do contrato no ato da celebração; apresentar comprovante de entrega de contrato ao consumidor; entrega de checklist no ato da comunicação do sinistro; e acompanhamento de demandas via SMS, entre outros.