Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Combustível fóssil

Confirmada presença de petróleo no norte de MT

Vídeo com extração feita por profissionais da Petrobrás viraliza nas redes sociais

Geral | 18 de Maio de 2016 as 19h 16min
Fonte: Redação

O município de São José do Rio Claro, no médio Norte de MT, acaba de descobrir petróleo em seu solo. Nos últimos dias depois que começou a circular nas redes sociais um vídeo em que um funcionário da empresa de perfuração comemora o achado e afirma ser “petróleo puro”. O prefeito Natanael Casavechia (PSD) confirma a veracidade do vídeo que mostra a descoberta sendo registrada por técnicos da Petrobras. A gravação foi feita na obra de perfuração de um poço a 50 km do centro cidade.

Os trabalhos de pesquisas voltadas para a localização de gás natural na região tiveram início há 5 anos, como explica o prefeito. “A finalidade era localizar o gás natural, que tínhamos certeza que existia. Além do nosso município, foram perfurados poços em Santa Rita do Trivelato e Brasnorte, mas só aqui encontraram petróleo”.

Apesar de várias tentativas da Prefeitura para obter informações sobre a localização do petróleo, ele afirma que pouco sabe sobre o resultado da pesquisa. “Os dados que eu tenho são extraoficiais”, diz. Natanael conta que, no início desse mês de maio, a Petrobras, responsável pela execução da atividade, havia feito o compromisso de agendar uma reunião para dar mais detalhes sobre a descoberta.

Tendo como principais fontes de economia a agropecuária e extrativismo madeireiro, o município vislumbra grande avanço econômico e melhorias para os atuais 20 mil habitantes. “Se ANP decidir pela exploração imediata e não manter o poço como reserva, isso trará benefícios não só para a cidade, mas para toda região”.

O prefeito explica que o município foi emancipado há 37 anos e tem entre seus maiores problemas a falta de pavimentação asfáltica. “Muitos bairros possuem asfalto de 20 anos. Organizar essa obra daria mais qualidade de vida para a população e teríamos redução de gastos com a saúde”. Pelos cálculos do prefeito, para executar a obra seria necessário um investimento de R$ 5 milhões (utilizando os maquinários da prefeitura) e R$ 20 milhões (com a terceirização do serviço).

Conforme o GC Notícias já noticiou, a ANP (Agência Nacional do Petróleo), contratou estudos de prospecção em uma área no Norte de Mato Grosso que abrange 13 municípios. O mapeamento foi iniciado em fevereiro 2013 e após os primeiros resultados, em dezembro do mesmo ano, uma nova tomada de estudos foi contratada.

O levantamento foi realizado pela empresa argentina ANDL Geofísica. A pesquisa englobou 13 linhas traçadas sobre a região, com 2,3 mil quilômetros de extensão. A empresa fez a sondagem e registro do sub-solo. Nessas linhas, a cada 50 metros o solo foi perfurado. Cada buraco recebeu 3 quilos de explosivos, detonados em sequência. A vibração do solo e o abalo sísmico provocado foram medidos e geram informações para um gráfico, que revela a possível existência de bolsões com combustível fóssil. Esse processo é conhecido como 2D. 

Veja o video: