Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Dengue

Confirmados 104 casos de dengue em Sorriso

Geral | 21 de Maio de 2015 as 20h 21min
Fonte: Gc Noticias com Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou nesta manhã (21), os dados relativos à dengue em relação a 2015. Até o momento, 339 casos foram notificados com 104 confirmações da doença. O índice larvário geral, somando os dados do 1º e do 2º ciclos do ano atingiu 3,79%; índice acima do considerado aceitável pelo Ministério da Saúde estipulado em 1%. No mesmo período de 2014, haviam sido registradas 184 notificações com 88 confirmações da enfermidade.

Segundo a coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde, Sílvia Falleiros Fleming, devido ao cenário de risco do município, o departamento tem realizado o  levantamento dos  “pontos quentes”, porém, sem deixar as demais áreas descobertas. Entre as ações imediatas a ser realizadas estão visitas domiciliares nas áreas com maior índice, parceria com os presidentes de bairros e sociedade organizada para mutirões de limpeza urbana, além do calendário mensal de coleta de resíduos secos realizada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, reforço da coleta de lixo, eliminação e tratamento de criadouros nas residências, aplicação de larvicida e inseticidas e busca ativa de casos suspeitos de dengue.

A coordenadora ressalta que todas as Unidades de Saúde estão preparadas para receber os usuários com sintomas e realizar a notificação. “Todas essas ações são acompanhadas pelo Comitê Municipal de Acompanhamento e Assessoramento às Ações de Controle em Vigilância em Saúde”, ressalta.

Sílvia pontua que cada cidadão é responsável pelo seu imóvel, construído ou em construção, habitado ou não, ou, caso seja esse um terreno baldio o proprietário deve providenciar sua limpeza deixando o imóvel livre de lixo, entulhos que possam servir de depósito de água, propiciando o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti.

“Lembramos que é proibido colocar fogo para queima de mato ou entulhos. Lembramos também que a população deve cuidar para não descartar lixo em pontos irregulares, pois compromete todo o planejamento realizado pela equipe da Secretaria de Obras e da Secretaria de Saúde de Sorriso, para evitar isso salientamos a importância de acompanhar o calendário de coleta”, aponta Sílvia.

 

Dados do 2º Ciclo do Lira

A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, já divulgou até o momento dois dados relativos ao Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2015, com objetivo de detectar os principais focos de dengue no município.

Com o estudo, verificou-se que 100% dos bairros estudados neste levantamento apresentaram larva do mosquito da Dengue/Chikungunya/Zika. O trabalho é desenvolvido pelos agentes de combate a endemias do município. A coordenadora do departamento, Sílvia Fleming, explica que este levantamento do índice de larvas em bairros de Sorriso é realizado por meio de um sorteio oferecido por um sistema informatizado, em que são identificados os quarteirões de cada bairro que devem receber a vistoria.

Os locais que estão com maior risco de incidência de larvas do Aedes aegypti no município são: Assentamento Jonas Pinheiro, Projeto Casulo, Industrial Nova Prata, Projeto Casulo, Jardim Carolina, Centro Sul, Industrial II Etapa.

Os principais depósitos de larva são lixo, brinquedos, vasos de plantas, floreiras e bebedouros. Sílvia reforça que é importante que os moradores continuem a combater o mosquito, evitando manter em suas residências qualquer recipiente que possa reter água, como brinquedos, baldes e latas. É importante esvaziar e escovar as paredes internas desses recipientes, manter  cisternas, caixas d´água e reservatórios provisórios de água (como tambores e barris), sempre tampados.  Pneus velhos devem ser furados e mantidos em lugar protegido de chuvas. As calhas devem ser limpas periodicamente, assim como as marquises.

Atualmente, 51 profissionais atendem a população nas ações de prevenção do mosquito Aedes aegypti. Para que as equipes possam realizar o trabalho com eficiência, há necessidade de que as pessoas que tenham sinais e sintomas da Dengue/Chikungunya procurem as Unidades de Saúde receber tratamento e fazer a notificação oficial do caso. “Sem esta notificação, não podemos realizar vistoria e efetivar o bloqueio (passar veneno), pois temos que justificar ao Ministério da Saúde onde ele foi aplicado”, lembra Sílvia.

Denúncias de possíveis focos, bem como a solicitação de visitas adicionais às de rotina podem e devem ser feitas na Secretaria de Saúde, pelos telefones 0800 647 4707, 3545 8015 e 3544 8115.

 

Como funciona o LIRAa?

O trabalho é desenvolvido somente nos quarteirões e imóveis sorteados, onde as equipes recolhem o material que poderá apresentar a incidência das larvas ou outras formas do mosquito Aedes aegypti. Depois disso é realizado um estudo geral das informações que vão identificar se o município está em alerta ou em risco para que ocorra a Dengue ou Chikungunya. Este tipo de estudo é padronizado e é realizado quatro vezes por ano, no mínimo.